sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Até quando a torcida do Grêmio vai suportar isso?


A FALSA MANCHETE. SENSACIONALISMO QUE AUMENTA CADA DIA MAIS DIANTE DA NÃO UTILIZAÇÃO DE PROFISSIONAIS COMPETENTES NOS NOTICIOSOS. VALE A QUALQUER CUSTO O IBOPE A AUDIÊNCIA AINDA QUE PELA VIA DO ENGODO.
Os jornalecos daqui cada vez mais se revelam sensacionalistas, tablóides, do que informativos sérios. Rareiam as matérias contendo reportagens investigativas cujo talento e competência dos profissionais prendiam, à reflexão, a atenção dos leitores. Não que ainda não existam e não se formem excelentes profissionais, mas eles perambulam num mercado competitivo em excesso onde o que rola mais é a audiência a qualquer custo. Por um punhado a mais de seguidores no twitter ou em qualquer rede faz-se de tudo. Os grandes e talentosos estão perdendo espaço, se empilham à busca de empregos e ficam mirando medíocres alavancarem frequência com títulos enganosos, chamadas dúbias. Cada ano que passa os Caco Barcelos cedem território a um jornalismo anti ético e de venda fácil.
O segredo: uma chamada que não corresponde ao conteúdo efetivo da matéria, que induza a erro o leitor ou que lhe pesque a curiosidade e o faça ler o que na realidade não é o que diz que será lido. Novidade velha também vale, com outra maquiagem desperta interesse.
Isto foi feito agora, por ZH, que panfleteou:
“ Delator: OAS usou Arena para receber dinheiro de caixa 2
Alberto Youssef revelou à Justiça que funcionários da empreiteira trouxeram dinheiro ilegal do exterior e entregaram no estádio gremista”
1o. O conteúdo da matéria não corresponde à manchete
2o. Você já tinha sido informado do conteúdo, ou seja, apenas maquiaram uma notícia velha, ressuscitada pelo prosseguimento do processo, e lhe emprestaram um título que lhe chamasse a atenção
3o. Na ocasião dos ´fatos` a ARENA sequer existia. O local era um canteiro de obras e havia apenas um “contêiner” da OAS, nada mais.
4o. O que a PF apurou - e já tinha sido noticiado há muito tempo - foi que uma parte de dinheiro foi entregues a OAS no “conteiner” que se encontrava no canteiro de obras e que outra foi entregue no apartamento do Sr. Eduardo K Antonini, o tal Engenheiro do Ano, ex Secretário da Copa.
5o. Para finalizar, ainda a manchete induz a acharem que o Grêmio teria algo a ver com tudo.
Vale dizer. Faltaram muitas coisas nesta matéria enganosa em manchete, mas essencialmente uma que supera as demais e que foi ÉTICA !

Esse autor da matéria tendenciosa é realmente um repórter investigativo? Agora tirem suas próprias conclusões...

Link permanente da imagem incorporada