sexta-feira, 20 de julho de 2018

Coluna de Flavio Guberman

PARABÉNS ÀS REDES SOCIAIS, PARABÉNS PRESIDENTE ROMILDO, PARABÉNS À RESISTÊNCIA 

         A resistência está toda de parabéns. E isso é fácil de compreendermos. A semana que viu o retorno do campeonato brasileiro foi a semana em que vimos a IVI assanhar-se de maneira espetacular e inventar de tudo, a começar por uma venda do kannemann e a terminar por uma coluna-acusada do Legado Denardin e uma confissão de atropelo à deontologia por parte de Guerrinha. No entanto, se me permitem os amigos leitores, o ponto alto da semana, além da espetacular vitória de quarta-feira, foi a tomada de posição do presidente Romildo na coletiva do pós-jogo.

         Vou até, antes de falar das leviandades de sempre da IVI, iniciar com as devidas felicitações ao Presidente Romildo a quem, quando recebeu uns elementos nossos adversários disfarçados de isentos, critiquei. Hoje, parabenizo. E justamente por sua postura corajosa e de brio desafiando as manipulações sórdidas. A frase de que não há porque “jornalistas” ficarem mandando “letrinha” e que o Grêmio sabe como administrar suas questões internas é para se aplaudida de pé. Com efeito, o presidente estava respondendo à altura ao bombardeio que o clube sofreu durante ininterruptas 72 horas com mentiras criadas sobre a suposta saída do Kannemann. Terçca-feira foi o ápice: foram “matérias” de Pedro Legado, Zini GluGlu e Leonardo Papoula, todas tratando de temas inexistentes, as tais propostas italianas. Li uma excelente definição no twitter (não consegui achar para dar o crédito): o tal empresário italiano convencionou com a ZH a venda do atleta.

                    Sim, porque não houve qualquer proposta, tampouco negociação. Alberto Guerra e Duda Kroeff foram desmentir. O próprio empresário do atleta também foi às redes denunciar a teia de mentiras. O presidente Romildo deu entrevista a duas rádios, do Morro e da Orfanotrófio, dizendo que não havia qualquer negociação, só que o falatório continuou, inclusive aumentando a potoca, dizendo que havia insatisfação com salário e que o clube não sabia tratar de suas “estrelas”, como quis destilar veneno o Pedro Legado, apoiado pelo seu Justino de colo que o acompanha no sala de babação. Baita trova, de vez que o atleta renovara com o clube em Janeiro de 2018.

                   Por isso a manifestação de Romildo, direta e contundente, merece nossos parabéns. Ele rebateu e colocou-os no lugar. Timidamente alguns tentaram redargüir, como fez Grabauska, dizendo que “não era por mal”, no que foi rebatido incontinenti, apontando a falha de sua argumentação, já que, após os esclarecimentos e desmentidos, os tais isentos continuaram a mentir, mostrando que são especialistas apenas em aleivosias.

                   E é isso que queremos, presidente Romildo. Além da gestão de V.Sa., uma excelente administração, frise-se, uma posição firme. Não é um confronto a todo preço, pois bem sabemos o potencial destrutivo da mídia, mas marcar posição, colocar os pingos nos “i”. Foi isso que o Senhor fez e, por isso, merece os parabéns e nossa admiração.

                   Nossos parabéns também às redes sociais. A posição dos gremistas nas redes acuou a RBS. O grupo todo. A hashtag “já cancelou sua zh hoje” meteu-lhes medo. A idéia é bem essa, aliás, acuá-los para que repensem o que vêm fazendo. E é essa mesma gama de gremistas que sempre está com o print salvador na mão, que traz as mudanças de posição dos isentos vermelhos, que compara opiniões e declarações e desnuda o quão volúveis e mentirosos eles são.

                            E nesse quesito, Pedro Ernesto Legado, o Salmão amigo do Novelletto é hors-concours. Ele hoje fez aquilo que todo o enjeitado pelas redes faz quando é pego na mentira e na contradição: vitupera contra os internautas. Jabba Denardin é um nostálgico da era neolítica da imprensa, quando suas mentiras reinavam soberanas.  No início do ano, inventou que o Grêmio estava atrás de um jogador-boi. Escreveu que tal jogador era ruim e problemático.  Meses depois, há poucas semanas, o tal jogador regenerou-se como que por milagre.  E por quê? Porque foi contratado pelo sci. Passou a ser “solução”. E insinuou que o sci levara a melhor sobre o Grêmio ( e em prova de que todas as pautas da IVI são orguestradas, Zini também fez a mesma insinuação recentemente). Foi desmentido, aliás, pelo Odorico Roman que informou nunca ter o Grêmio procurado o tal jogador.

                             Exposto e ridicularizado nas redes pelo isento que é, pego no flagrante delito, o que fez? Deu uma das maiores acusadas do jornalismo gaúcho, saindo com coluna nessa sexta-feira em que acusava as redes sociais de terem retirado suas palavras do contexto. Pedro Legado não é bobo. Ele, que tanto ofendia as pessoas nas redes sociais, agora tem um assessor de marketing que tuíta por ele, mas ainda não arranjou alguém que pense por ele, assim, continua a massacrar a inteligência alheia com suas deturpações, chamando de “oportunistas’ quem o denunciou. Na verdade, o oportunista é ele, atrás de cliques dos gremistas (que reclamarão) e dos colorados e justinos (que ovularão).

                            Para citar o pessoal do Hospício Tricolor, “um dos esportes favoritos de alguns isentos é mostrar falsa indignação quando são pegos em flagrante e colocar a culpa nos outros. Aí está, Srs., Jabba the Hutt Denardin  Barrigada-man, inaugurou a era das colunas-acusada e como todo vivaldino pego com a mão na cumbuca, mente”. Sim, mente porque onde está a “retirada de contexto”? Ele disse, em janeiro, que o Grêmio procurara um jogador que era ruim e problemático, sendo que o Imortal nunca se interessou por este jogador. Seis meses depois, ele chama o mesmíssimo jogador de “solução”. Faça-me o favor, Pedro Legado! A tua emenda saiu pior que o soneto! E a cereja do bolo? A imagem que Pedro Legado usou na sua coluna arrogante ele retirou das mesmas redes sociais que critica, copiou-a sem pedir permissão de quem a fez, Giovanni Machado. Parabéns, Giovanni, Pedrernesto acusou fortemente o golpe.


                   E Justo Guerra? Confessou com todas as letras que sabia dos salários atrasados no sci mas se calou por conveniência clubística, mas que já inventou estarem os salários atrasados no Grêmio. Confessou que não sabia a verdade, se estavam ou não, mas que lançou a semente da cizânia. É o mesmo Guerrinha que sumiu na época do PDF, que repassou as informações do e para o advogado. E o que seu chefe na Gaúcha fez ou fará sobre isso? Nada! Embora seja grave – afinal, confessou-se um inventor de notícias -, isso também passará em brancas nuvens. Como passou seu arroubo misógino no sala dos dinossauros quando disse que toda a mulher tinha preço. Guerrinha é a quintessência da IVI: desvirtua, inventa, manipula,  mesmo assim, está ali firme e forte.

                  É, srs., a semana foi pródiga e a IVI, conhecemos já seus métodos. Por isso digo a todos: vacinem-se. E, mais uma vez, parabéns ao presidente Romildo e às redes sociais gremistas.