segunda-feira, 27 de maio de 2019

Publicado em Zero Hora de hoje


Reprodução autorizada pelo autor



Sonho nacional
Gilberto Jasper
Jornalista – gilbertojasper@gmail.com


A fase quente da Copa Libertadores bate à porta. O Brasileirão começa a engrenar e a Copa do Brasil está na hora da verdade. O primeiro semestre é um “engana bobo”. O Gauchão pouco acrescenta em termos técnicos. Serve apenas para avaliar os talentos emergentes e contratações. Nesta época, os demais certames - brasileiros e continentais - são incipientes, com adversário pobres tecnicamente.
Há muito tempo os times gaúchos têm como única meta viável a conquista de uma vaga na Libertadores. O sonho de levantar o campeonato brasileiro parece cada vez mais distante, apesar dos presságios de que talvez tenham, em 2019, um ano melhor.
O Grêmio navega em águas financeiras tranquila. Saneou as finanças e tem uma política de venda programada dos talentos da base. Já o Inter estancou o déficit orçamentário e montou um time competitivo que fez bonito na fase de grupos da Libertadores.
Mas nós, torcedores da dupla que vamos ao estádio, compramos pacotes para ver os jogos na tevê queremos mais. É inadmissível não superar Palmeira e Flamengo, por exemplo, apesar do poderia financeiro que os diferencia. Temos estádios modernos, organização e dirigentes modernos. Diferente de alguns clubes tradicionais como o Vasco da Gama, cujo passatempo é voltar à Segundona graças à eterna guerra política.
Algum mistério fortalece a incapacidade de ir além da vaga para o torneio anual da Conmebol. Gastamos muita energia na busca deste título intercontinental. Ao acordar da frustração estamos distantes do líderes do Brasileirão.
Ganhar a Libertadores rende fama, dinheiro e prestígio, além do direito de disputar o Mundial FIFA com visibilidade planetária. Conquistar o Brasileiro, porém, infla nosso orgulho, afinal, somos “os dono do campinho”, com direito à flauta com amigos de os outros.
Libertadores sim, mas um Brasileirão é tudo de bom, passaporte para a “corneta” de pelos menos um ano. Sem falar do fim do jejum!