quarta-feira, 28 de março de 2018

Coluna de Mario Antônio Nogueira

IVIstatis - os números do Capitão
Uma das características das IVI, depois de ter sido nomeada pela Corneta do RW, é negar a própria existência e, quando passa algum recibo involuntário, tentar desqualificar as denúncias e críticas a ela imputadas neste espaço. Entretanto, os membros da IVI o fazem sem jamais responder com argumentos, negar as evidências materiais apresentadas ou impugná-las, por falsidade fática.
A Corneta do RW , embora seja um espaço bem humorado, não é um blog de humor. Aqui a corneta não é tocada apenas em substituição à velha flauta - a brincadeira de antigamente entre torcedores adversários - mas como crítica consequente e responsável. Nesse sentido, não é razoável que se aceitem as queixas, que atualmente se deterioraram para a forma de mimimi, como defesa corporativa da categoria e dos profissionais de comunicação criticados.
Por isso, vale apresentar um exame quantitativo do ivismo - o IVIstats - iniciando-se pelo maior craque da seleção da IVI, seu Capitão. O exercício se baseia em método: observação, classificação e estatística sobre sua atuação.
Foi utilizada a escolha aleatória de uma performance do 'atleta', no caso, simplesmente a primeira hora do programa matinal do dia seguinte à decisão de se fazer o estudo, e analisada a gravação de sessenta minutos do Café com Vinagre, que vai ao ar desde a sede da IVI da Orfanotrófio.
O primeiro número é óbvio e chega a ser tratado como folclore na Orfanatrófio, porém aqui se comprova com o citado método. 
O Capitão não é o âncora do programa, é o próprio navio! Hoje, 28 de março de 2018, ele ocupou o microfone 60% do tempo da edição. É fato que cerca de 10% deles foram esgotados pela leitura de comerciais, o que têm sido implacavelmente satirizado pela TV Corneta. Somem-se a esses os 13% consumidos pelos intervalos de comerciais gravados e perceberemos que quase um quarto do tempo total é dedicado aos negócios da emissora e do próprio Capitão. 
Os outros dois participantes da programação, um azul fascinado pelo vermelho e outro em formação alcançaram 5% e 13% de uso do microfone, respectivamente. É fácil constatar, que o resultado superior do segundo citado se deu porque metade deste tempo foi gasto com internal jokes e anúncios da enquete da rádio no twitter.
A participação dos rapazes teve 40 (quarenta!) registros de concordâncias monossilábicas como "sim", "âhã" e "isso!", alguns "meu deus do céu!", além de consultas, reforços e escadas para o grande Capitão.
Na manhã da segunda partida pelas semifinais do Gauchão, o jogo do Imortal mereceu pouco mais de 2 (dois!) minutos na abertura do programa, cheios de expressões de "já ganhou", naturalmente cravejadas de referências à "sequência horrorosa" do Imortal nos "oito anos sem ganhar um título regional". 
Embora não tenha superado ainda o São José, era impossível faltar o atual segundo clube da IVI, o Brasil de Pelotas, e todas as terríveis dificuldades para enfrentá-lo, aliás, para lá de conhecidas de gremistas e colorados (antes do aparente convênio atual). 
Logo foi anunciado ("vamos debater muito aqui") um dos grandes assuntos do dia: o lateral Zeca do Santos! E Sacha "que fez gol ontem" não podia faltar como "trunfo" do SCI na corrida pela contratação do jogador.
Depois se seguiu a defesa peremptória e solidária ao procurador que denunciou o Imortal e Renato pelo cartão de Kannemann, seguidos pelos dois minutos regulamentares de críticas ao treinador.
A crise de corrupção no SCI foi mencionada en passant, com o Capitão demonstrando toda sua habilidade no jogo de corpo, dos outros. Elogiou a si mesmo por supostamente ter falado algum dia no assunto e levantou suspeitas contra os funcionários do SCI que entregavam o dinheiro para os investigados de fraude. A culpa é do mordomo!!!
Após um breve elogio à verdadeira maionese, cambou a embarcação para a seleção "de Tite" e lá navegou por impressionantes 16 (dezesseis!) minutos. Entre uma virada suave e outra do leme, aproveitou para criticar velada ou explicitamente Felipão e outras referências gremistas da história da seleção brasileira, sem lembrar, é claro, ao falar de Douglas Costa, que é um ótimo atacante oriundo das bases do tricolor.
Quase no encerramento do Café, eis que surge, Zeca, de novo! O Capitão remexeu até com o nome de Alberto, goleiro do Imortal nos campeoníssimos anos 60 do século passado, para citar um mau exemplo de gestão da carreira profissional, da qual Zeca estaria sendo igualmente vitimado.
A Arena do Grêmio foi citada uma única vez durante os sessenta e poucos minutos de exibição do grande Capitão da IVI. E, ainda assim, citada durante o chamado "serviço" que as rádios e jornais prestam. 
Antes de pensar, "pelo menos isso...", é importante saber que a citação não se deu no "serviço do jogo" - horário, local, previsão do tempo -, e sim no serviço sobre o trânsito na zona norte, diretamente do helicóptero da rádio, cujos boletins ocuparam honrosos 9% de tempo do programa.