domingo, 9 de fevereiro de 2020

Os Mandarins.Passado e Presente



Os Mandarins da IVI
corneteiro AV - Direto de Brasilia (DF)

Quem acompanha o blog está informado sobre quem foram "Os Mandarins" e qual o papel e importância daquele grupo no período mais luxuriante e surpreendente dos oitenta anos de história da IVI.
Cláudio Cabral, Ivo Correia Pires, Dr. Ibsen e Hugo Amorim eram todos ex-dirigentes do SCI e migraram em bloco para imprensa isenta vermelha do Texas. (anos 70 -século passado)
Isso mesmo! Quatro ex-cartolas de um mesmo clube se instalaram na imprensa esportiva local ao mesmo tempo. Nela, “Os Mandarins” se juntaram a Cid Pinheiro Cabral (não por coincidência, pai de Cláudio), Luiz Carlos Prates, Lasier Martins, entre tantos outros.
Tal como os originais alto funcionários dos antigos impérios do oriente que eram letrados e tinham cargos importantes, “Os Mandarins” tinham ascendência sobre os ivistas de então e, na prática, mesmo sendo “ex”, agiam como figurões poderosos do futebol e assim eram tratados.

Hoje, com o número de ivistas que perderam lugar no time eleito anualmente por terem saído do armário, muitos dos quais que assumiram cargos de chefia, direção e, até mesmo, por haver isentos que sequer ocuparam microfones ou frequentaram redações e hoje são mandões na IVI, a nomenclatura de “Os Mandarins” vem a calhar para designar esta “jovem guarda” do ivismo poderoso.

A função deles agora é, entre outras, recrutar companheiros caídos nos campos de batalha por onde, de tempos em tempos, sobrevoam os chamados “passaralhos” ou nas águas turbulentas por onde com mesma frequência passam as “barcas”, jeitinho jocoso e cínico com que são chamadas as demissões maciças das empresas de comunicação. 

Além disso, é claro, tratam com desvelo e pequenos privilégios os parceiros colorados e mantêm subjugados aqueles azuis que, até por questão de sobrevivência na selva, ou são ou se fazem de fascinados pelo vermelho para sair ileso na vida “corporativa”.

Um grande exemplo, referência para os componentes das quatros subsedes da IVI, em especial após a recente, espetaculosa e explícita reestruturação de equipe da IVI do Morro sob seu alto comando, é o inigualável, o privilegiado chefão que decidiu assumir há quase cinco anos a “emoção” que estava “presa há 30 anos": Leonardo “vamu vamu Inter” Meneghetii.