quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Engenheiro leitor do blog pergunta: O Beira-Rio atende as exigências da NBR 6118?

Leitor atento do blog o engenheiro D.A.S enviou a Norma sobre aspectos visuais de rachaduras e fissuras.
Não vou me meter nisto.
Sou um engenheiro azul isento.Vou me abster.
Leiam e tirem suas conclusões.

NBR 6118 -  Projeto de estruturas de concreto - Procedimento
 
ITEM 10.4 Estados limites de serviço (ELS)
Estados limites de serviço são aqueles relacionados à durabilidade das estruturas, aparência, conforto do usuário e à boa utilização funcional das mesmas, seja em relação aos usuários, seja em relação às máquinas e aos equipamentos utilizados. A segurança das estruturas de concreto pode exigir a verificação de alguns estados limites de serviço conceituados na seção 3.
 
ITEM 13.4.3 Controle da fissuração quanto à aceitabilidade sensorial e à utilização
 
No caso de as fissuras afetarem a funcionalidade da estrutura, como, por exemplo, no caso da estanqueidade de reservatórios, devem ser adotados limites menores para as aberturas das fissuras. Para controles mais efetivos da fissuração nessas estruturas, é conveniente a utilização da protensão.
 
Por controle de fissuração quanto à aceitabilidade sensorial, entende-se a situação em que as fissuras passam a causar desconforto psicológico aos usuários, embora não representem perda de segurança da estrutura.
estrutura. Limites mais severos de fissuras podem ser estabelecidos com o contratante.
 
 
ITEM 13.3 Deslocamentos limites
 
Deslocamentos limites são valores práticos utilizados para verificação em serviço do estado limite de deformações excessivas da estrutura. Para efeitos desta Norma são classificados nos quatro grupos básicos a seguir relacionados e devem obedecer aos limites estabelecidos na tabela 13.2:
 
a) aceitabilidade sensorial: o limite é caracterizado por vibrações indesejáveis ou efeito visual desagradável....
b) ...
c)
d)
 
Tabela 13.3 – aceitabilidade sensorial
 
Razão da limitação: visual
Exemplo: Deslocamentos visíveis em elementos estruturais;
Deslocamento a considerar: total
Deslocamento limite: L/250