Sobre a postagem do tratamento dado aos torcedores pela Arena (AQUI), quero tecer alguns comentários, se me permite.
Na arena quem tem ingresso não corre o risco de não conseguir entrar e apanhar da brigada do lado de fora, ou, ainda, penar lá dentro por conta de superlotação. Não se leva mais do que 10 minutos para entrar ou para sair do estádio. Os acessos ao estádio, acomodações, conforto, é primeiro mundo, duvido que alguém sinta saudade do Olímpico quanto a esses aspectos.
A gritaria que está ocorrendo nas redes sociais é motivada pelas dificuldades do sócio comum, que não é locatário de cadeira, em adquirir ingresso para os grandes eventos, no caso, a final da LA. E nesse ponto a direção do Grêmio de certa forma contribui com a administração da Arena na ocorrência dessas falhas, que praticamente repetiram o mesmo calvário que ocorreu na final contra o Galo.
O sócio-torcedor precisa adquirir ingresso para os jogos, normalmente adere a essa modalidade quem não tem disponibilidade para ir a mais do que um jogo por mês, é do interior, etc... Tem gente que está nessa modalidade há mais de 10 anos.
Aproximadamente existem 60mil torcedores cadastrados nessa modalidade.
Então, a conta é simples, tendo 25mil ingressos à venda, 35mil ficarão de fora. Até aí, nada a reclamar. Porém, o show de horrores na hora da compra do ingresso é surreal.
Não sou da área de TI, não sei afirmar se o problema é o servidor da arena, a conexão da internet, não vem ao caso, mas os problemas que acompanhei vou relatar.
O camarada não consegue se logar, quando consegue login entra em uma fila em que é o nº 1000 e tantos. Ok.
Quando chega sua vez, cai o acesso.
Tenta se logar novamente, falhas e mais falhas de login, logou com sucesso? 1000 e poucos na fila de novo, e assim segue repetidas vezes.
Cai novamente, se loga, nº 1000 e pouco na fila, em 50 segundos passa a ser o nº 8 mil e poucos, mais 50 segundos, nº 9 mil e poucos. ????!!!!!
Já comprei ingresso para show concorrido, me loguei sendo o nº 2 mil e poucos, minha vez chegou, comprei sem stress, processo que levou 20 minutos no máximo. Para o jogo da final contra o Galo o calvário durou 12 horas.
O sistema de vendas on-line da arena é por demais tosco e imagino que não há interesse em solucionar a questão pois nos grandes eventos os ingressos sempre serão vendidos, com ou sem stress.
Os relatos que li por aí...
Gente que se logou ao mesmo em tempo em 2 computadores mais 2 celulares para tentar comprar o ingresso.
Como o sistema aceita o camarada fazer mais de um login ao mesmo tempo?
Agora, a questão da gestão do quadro-social que compete ao Grêmio.
O Grêmio aceitou novos sócios-torcedores cobrando 3 mensalidades antecipadas. O percentual de novos sócios que cancelam a associação tão logo termine o campeonato ou evento de interesse é altíssimo, e o Grêmio obviamente sabe disso.
Aqui é onde vejo a grande falha da direção do Grêmio.
Esses novos sócios disputam a compra de ingresso em igualdade de condições com o sócio mais antigo e fiel, que contribuiu por anos, comeu a carne de pescoço por bastante tempo e na hora do filé mignon vai ficar de fora da festa.
Saia justa pro clube: se der preferência aos sócios mais antigos não consegue atrair novos sócios, se não fizer algo que diferencie o sócio antigo do novo não há nenhum atrativo para fidelizar o sócio, certo? Mais ou menos.
Se não estou enganado, o Palmeiras criou um ranking para sócio-torcedor, o camarada pontua a cada jogo que vai, na compra de produtos oficiais, etc... se assistiu Palmeiras X Oeste (Segundona) em uma quarta-feira de carnaval com chuva, vai pontuar para ter preferência para ver o clássico de domingo contra um dos grandes.
Simples, não? O clube oportunizou a todos torcedores uma forma de ter preferência na compra do ingresso para o evento filé mignon.
Voltando para Grêmio X Lanús:
São 25mil ingressos? Os 25mil sócios melhores colocados no ranking (que ainda não existe) terão preferência de compra nos primeiros dias de vendas. Assim, sem stress, sem atropelo. O que sobrar vai para os colocados no ranking abaixo desse número.
Culpa do Grêmio, por não equacionar adequadamente a questão do sócio-torcedor, e culpa da arena por não propiciar adequadamente a solução tecnológica que atenda a demanda de ingressos para grandes eventos.
Não dá para comparar as facilidades de ir e assistir a um jogo na arena em relação ao Olímpico, mas tem muita coisa que dá para aprimorar.