quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Rolo Compressor.O apelido copiado do São Paulo.

Sempre tive curiosidade de saber como surgiu o apelido de "Rolo Compressor".
Na década de 40 nos jornais gaúchos esta denominação inundava o noticiário esportivo.
Ouvi muitas vezes ao longa da minha vida uma briga entre os vermelhos para saber quem tinha criado o famoso apelido.
Foi o fulano!Foi o beltrano!
Nunca disseram que o apelido foi copiado.
Discuti isto com o historiador Daison Santana.
Pimba! Começamos a desconfiar que a origem poderia ter sido do São Paulo.
Daison me disse: "O São Paulo era chamado de Rolo Compressor".
Caraglio.Pensei: "tem gato na tuba"
Resultado de imagem para tem gato nessa tuba
Comentei isto com meu filho que também é historiador.
Caramba.Ele descobriu a origem do apelido.
Pertence ao São Paulo F.C.
O registro histórico é de 1.938.Logo após uma goleada de 6 X 0 no Palmeiras.
A matéria completa está no link do final do post.
Façam o papel de um resistente contra a IVI.Divulguem esta descoberta que derruba "um cachorro" de 80 anos da IVI.
Copiaram até o apelido de rolo compressor!
Resultado de imagem para cachorro vermelho cornetadorw

Os fatos demonstram que a torcida são-paulina, nos anos 40, frequentava o Pacaembu para ver o Tricolor não se perguntando se o time conseguiria a vitória, mas sim de quanto venceria, ou, indo além, apostando qual seria o placar da goleada. Esse período ficou conhecido como a "Era do Rolo Compressor", quando o clube que conquistou cinco títulos estaduais (a competição mais importante do período) em sete anos: 1943, 1945, 1946, 1948 e 1949: o Rei da Década!
Como diz o ditado, depois de aberta a porteira, onde passa um boi, passa uma boiada. Com o título de 1943 e a moeda que caiu de pé, iniciou-se o reinado do São Paulo no Estado naquela década. Não fosse pelo ano perdido de 1947, seriam seis títulos e um penta consecutivo. O esquadrão comandado por Leônidas era praticamente insuperável. Mas a história do termo "rolo compressor", contudo, nasceu antes mesmo da chegada do Diamante Negro ao Tricolor.

A ORIGEM
Muitos pesquisadores defendem que o primeiro time apelidado como rolo compressor no Brasil foi o Internacional, no início dos anos 40. O time porto-alegrense chegou a ser hexacampeão local naquele período. Porém, a alcunha era aplicada aos são-paulinos já alguns anos antes da primeira conquista colorada daquela fase, em 1940.
É o que se vê na revista Arakan: Órgão do Grêmio Sampaulino, de setembro de 1940 (antes mesmo de finalizado o gauchão vencido pelo Internacional - encerrado em novembro), onde o próprio Vicente Feola relata como o time por ele comandado, que pouco antes havia incorporado o Clube Atlético Estudantes Paulista, arrancou para o topo do Campeonato Paulista de 1938, aplicou a maior goleada até hoje já executada sobre o Palestra/Palmeiras e que somente não se sagrou campeão pelo desvio de conduta da arbitragem na partida decisiva do certame, contra o Corinthians, na qual se validou um gol de mão cometido pelo rival.
Ou seja, de toda maneira, o São Paulo era conhecido como "Rolo Compressor" desde 1938/1939 (o campeonato daquela temporada acabou no ano seguinte). Com a volta dos títulos e, principalmente, dos placares dilatados à favor do Tricolor, o apelido Rolo Compressor ganhou peso (e concorrência de outras equipes no uso da nomenclatura) nos anos seguintes.