segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

O nascimento da IVI. Parte 1

                                    O primeiro "Explode Coração"
                        

 Pela primeira vez,em nossa cidade,ostenta um esquadrão a "faixa de campeão".Os rubros pouco antes da luta de ontem,com os "santos",posam para a objetiva,mostrando a artística fita,onde se lê claramente "campeões de 1.940".Confetis,serpentinas e vivas anunciaram a entrada dos colorados na Timbaúva.(transcrição fiel de 08 de novembro de 1.940-Folha daTarde)
                                1940.O primeiro ano.
O Grêmio foi soberano nos anos 30 do século passado.A geração de Lara,Foguinho,Luiz Carvalho venceu 8 campeonatos metropolitanos.Exatamente o mesmo número de títulos citadinos que o Internacional conquistou na década seguinte.
Venceu 6 grenais seguidos (36 a 41) entre 1.931 e 1.933.Repetiu o que foi feito em 1.910  (Grenais de 1 a 6).
Na era Olimpico Beira-Rio o Grêmio voltaria a ter uma sequência de vitorias seguidas  ( 1.977/78 )nos grenais  233/238.Registre-se que o Inter jamais conseguiu ter uma sequência de 6 vitórias em Grenais.
Era compreensível a dor dos jornalistas vermelhos.Apanharam muito nos anos 30.A perda do campeonato Farroupilha (100 anos da Guerra dos Farrapos) em 1.935 foi um duro golpe na comunidade vermelha.
Nesta época o jornal que tratava de esporte era a Folha da Tarde.
Com a possibilidade de quebrar a hegemonia do Grêmio que vinha de 3 títulos consecutivos (37/38 e 39), a IVI foi generosa nos espaços esportivos dos vermelhos.
O Grêmio no período entre 1.940 e 1.945 tinha espaços reduzidos (ou muitas vezes inexistente) na mídia esportiva local.O campeonato paulista,carioca e as competições de remo tinham mais destaque que o tricolor. (mostraremos isto nas próximas postagens).
O Grêmio era destaque (?) quando perdia grenais ou era objeto de grandes crises (?) divulgadas na imprensa.
1.940 foi um divisor de águas no noticiário esportivo gaúcho.
Está lá.Na Praça dos Eucaliptos." time adorado pela imprensa"                
Resultado de imagem para ivi 1940 cornetadorw praça dos eucaliptos

08 de novembro de 1.940 foi o coroamento do trabalho (?) realizado pela Imprensa Vermelha Isenta (IVI)
Neste dia o "jogo das faixas" contra o São José causou um frisson na Folha da Tarde.A ideia foi copiada do Flamengo que posou para a foto com as faixas em 1.939. Tratava-se de  uma novidade no Rio Grande do Sul.            

Resultado de imagem para campeao carioca de 1939"

08 de novembro de 1.940 foi o "Primeiro explode coração da IVI".
Paulo Santana repetidamente usava esta denominação para se referir aos exageros da IVI.
São 04 grandes momentos enlouquecidos da IVI nos seus 80 anos de existência.Foram muito além dos limites da paixão.Exorbitaram no vermelhismo.Vamos mostrar isto ao longo do ano