Gustavo Z Medeiros é um colaborador do blog.É da resistência contra a IVI na Alemanha.Atualmente é colaborador do blog resenha tricolor. https://resenhatricolor.blog.br/
Falar de como conheci o blog Corneta do RW, é, primeiramente, falar de como eu me indignava/indigno com a cobertura esportiva feita a respeito do Grêmio pela mídia do RS.
Foi em 2008, morava em Salvador, e um dia ao ler alguma matéria qualquer no ClicRBS ou Correio do Povo, pensei comigo mesmo – deve existir gente que nem eu, que não está satisfeita com essas matérias desses jornais – sai então a procura de sites que cobrissem o Grêmio imparcialmente. Ou melhor, que eu soubesse que quem estava escrevendo era Gremista, mas assim mesmo, tinha a liberdade de criticar o que achasse necessário, sem levantar bandeira de grupo político, uma análise de Gremista para Gremista.
Verdadeira, pura e que me ajudasse a entender porque o Grêmio ganhava ou perdia. Dei prioridade para sites/blogs que dessem espaço para debate. Foi quando passei a frequentar assiduamente, dia e noite o Boteco do Ilgo. Foi um agradável reencontro com quem escrevia no Correio do Povo no meu tempo de faculdade. Colaborei 9 anos com o Blog, onde conheci muita gente interessante, tivemos muitos debates sobre futebol, comidas e bebidas, éramos amigos que nunca tínhamos nos encontrado. Hoje o debate continua, mas em outro rincão.
Então respondendo diretamente a pergunta, foi através do Ilgo Wink que, em algum dia, escreveu sobre o Corneta do RW e conheci que até existia um termo para a imprensa que eu desgostava (IVI). Passou a ser leitura diária desde então.
Em 2011 veio o rompimento total com a IVI escrita em jornais (rádios eu não escutava mais, e obviamente que nenhum sinal de TV do RS passa por aqui). E não podia ser em melhores mãos. Foi através de um post do Zini, título simples, mas forte, cravando “Cuca é o novo técnico do Grêmio”. Dias depois assumia Julinho Camargo...
Como se diz nesse Blog - a IVI vive no Texas de 1850 - por isso nunca entendeu direito que tudo que se fala em rádio, na TV, se publica em blogs, jornais e afins fica registrado para a eternidade. A internet trouxe tanto esse registro do que se diz, quanto a possibilidade do leitor/ouvinte trocar de emissora, de rádio, de jornal, de blog, de site com a facilidade de um clique, um toque na tela, um comando de voz.
Essa mesma internet que possibilitou a publicação de conteúdo sem precisar das “mídias tradicionais”. Nessa onda que nasceu o CornetadoRW, e até hoje em dia são criados sites, blogs, rádios web, para se falar do Grêmio. A Liberdade de expressão também trouxe um grande perigo, tanto, ou mais letal que a IVI. Não é porque o site/blog é de um gremista que você irá encontrar informações isentas. Muitos desses espaços têm interesses pessoais, econômicos, familiares e muitas vezes políticos, atrás daquela análise, daquele texto.
Por outro lado, também temos a Liberdade de consumo de informação. Cada um tem o direito de procurar e ler conteúdo que seja do seu agrado. E talvez, essa seja hoje em dia a mais poderosa arma do cliente/consumidor de conteúdo. Não por acaso programas consagradíssimos no passado, colunistas, blogs, jornais e rádios tradicionais estão sucumbindo em audiência e definhando lentamente. Deixaram de estar em sintonia com seus ouvintes/leitores, ou trocaram os mesmos por outros que não agregam tanto.
Essa é nossa arma, essa é a mais poderosa arma de ataque contra a IVI e afiliados. Deixe de consumir conteúdos que não agreguem algo, fofocas, balões, furadas e matérias pagas ou distorcidas com intenções dúbias.
Gustavo Medeiros, mora em Colônia, Alemanha, desde 2011.