domingo, 17 de maio de 2015

Lenio Streck.A prosperidade da FGF (O Sul)

                                              http://www.osul.com.br/
Resultado de imagem para lenio streck

http://www.osul.com.br/  (16.05.2015)
Um caleidoscópio de assuntos: do ecossistema à minha Comenda
A corrupção e o ecossistema criminal
É alarmante o índice de corrupção. Escutando o rádio durante minha caminhada (quando a linha não caia por causa da “eficiência” da Vivo), descubro em uma sentada um ninho de caruncho no Ministério da Agricultura e mais leite adulterado. E na CPI da Petrobrás, a doleira canta música de Roberto Carlos (Amada Amante) e vaticina: sem corrupção o Brasil não anda. Binguíssimo. Também acho. Deveríamos legalizar a corrupção. Afinal, não querem legalizar a droga? Qual é a diferença? Façamos uma lei pela qual seja permitido meter a mão em no máximo 10% do valor do contrato. Quem ultrapassar paga com pena de 20 anos, sem progressão de regime. Assim lucraremos sempre uns 15%. O que é melhor? Perder no ralo da corrupção 25% ou institucionalizar a perda de “meros” 10%?
Tenho escrito nesta coluna que o problema da corrupção em Pindorama é o desequilíbrio no ecossistema do crime. Os predadores estão perdendo a batalha. Se os caranchos não comem os ovos das caturritas, vira praga. Simples assim.
Pior é que, ao lado da corrupção endêmica (ou pandêmica), temos a violência. Porto Alegre é uma vila de faroeste. No governo passado demoliram uma parte do presídio central. E nada colocaram no lugar. Como há anos pouco se faz nessa área, temos bizarrices como o cancelamento de uma operação da Polícia para prender uma quadrilha de roubo de carga. Não tinha vaga para os presos. Solução: cancelar a operação. Simples assim. E os quadrilheiros se foram a la cria. Nunca mais os pegarão. Tsk, tsk, tsk. Será que os governos não vão entender que não haverá prosperidade sem segurança?
A prosperidade da Federação Gaúcha de Futebol...e a pobreza dos clubes do interior
Os blogs esportivos espalham a boa nova: Das 26 Federações de futebol de Pindorama, 15 terminaram 2014 com superávit, enquanto cinco tiveram déficit - seis entidades não publicaram os resultados financeiros no site da CBF.  Claro que o maior lucro foi o da FGF (Federação Gaúcha de Futebol): R$ 3.644.482,82. Sim, é isso mesmo que vocês estão lendo. Enquanto os árbitros de futebol viajam com seus próprios automoveis e há aperto nas diárias, a Federação tem a burras cheias. O campeonato Charmosão deu um baita lucro...para a Federação, é claro. Os clubes do interior estão com pires na mão, matando jacaré a botinaço, mas a Federação vai muito bem, obrigado. Casagrande e senzala.  Com a palavra os pobres clubes. São como os antigos servos da gleba... Ups: até na metáfora somos pré-modernos.
Jornalista esportivo assume clube do coração
Leonardo Menegheti saiu do armário e assumiu ser colorado. Ótimo. Assim devem proceder os demais membros jornalistas esportivos que escamoteiam sua paixão clubística. Parabéns ao Leonardo. Mas, a propósito: alguém duvidava que ele era colorado?
Terceiro mundo não é destino...é vocação!
Um dos indicativos de terceiromundismo são os aeroportos. Em Porto Alegre, no aeroporto pequeno (velho), tem uns gaiatos que tem o monopólio dos barzinhos. Dentro e fora da sala de embarque. Caro e ruim. Não acertam nem o pão de queijo. Pior de tudo: em vez de venderem café passado (de boa marca e não de casca de amendoim), torturam os clientes com café daquelas máquinas tipo Nescafé. O café cheira a terceiro mundo. O barzinho exala uma essência de terceiromundismo. Que decadência. E chinelagem.
Comendador Streck
Juntamente com outras ilustres figuras como o Prefeito Fortunati, o Presidente do TJRS, Des. José Aquino, o Conselheiro do TCE Algir Lorenzoni e o sempre Provedor da Santa Casa Dr. José Sperb Sanseverino, fui agraciado com a Medalha da Ordem da GRan Cruz do Ministério Público gaúcho. Quanta honra e felicidade. Abraços a todos que lá estiveram na quinta-feira.