sábado, 26 de dezembro de 2015

As armadilhas dos pensamentos mágicos.

Zero Hora

Meu pai era um fanático pelo Oswaldo Rolla.
Para ele Foguinho foi o melhor treinador do Grêmio de "todos os tempos"
Todos os dias falava no Elton,Gessi,Juarez, Milton Kuele e etc.
Lembro como se fosse hoje.
Eu morava em Jaguarão.Ao lado da Igeja.
Resultado de imagem para jaguarao praça da matriz
Em 1976 meu pai entrou gritando esbaforido em casa:
"Foguinho voltou!"
"Foguinho voltou"
Chorava e dizia: "O Grêmio vai ser campeão."
Foguinho retornou ao Grêmio em 1976.
Os dirigentes do futebol eram Fábio Koff e Edmundo Rodrigues.
Reza a lenda que a vinda de Foguinho não foi unânime entre estes 2 dirigentes.Teria acontecido um racha no futebol.
O certo é que Foguinho fracassou.
O Grêmio tentou botar o final dos anos 50...dentro dos anos 70.
Foguinho é um ícone.Sempre será um dos personagens mais importantes da história do clube.Mas sua volta foi erro.Representou  o "pensamento mágico".
A história do Grêmio é repleta de "pensamentos mágicos"
Revivi esta situação em 2014.
Meu filho é "filho dos anos 90"
Chorou  quando viu Felipão entrando na Arena.
Não demonstrei entusiasmo e também não critiquei a vinda de Felipão.
Fiquei espiando pela janela.Com o olhar assustado.
A história da volta de Foguinho me deixou marcas.
Felipão foi um grande treinador da história do Grêmio.
Junto com Enio Andrade.Foguinho.Tele Santana.Valdir Espinosa.Tite e mais alguns ficarão na história do clube.
Mas sua volta no ano passado repetiu o que aconteceu com Foguinho.Foi a armadilha do pensamento mágico.