quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Lenio Streck e o SINPOF

Resultado de imagem para lenio streck


O problema do SINPOF ou SPF – o que isso representa? É uma questão de mera semântica?                                                            Lenio Streck
Vamos lá. As redes sociais gremistas estão fervilhando com críticas ao CornetadoRW em face da crítica do famoso PONTINHO FORA DE CASA. Chamamos a isso carinhosamente de Sindrome do Pontinho Fora ou SINPOF (Sindicato do Pontinho Fora). Por que fazemos isso? Para chamar a atenção para o perigo que isso representa e tem representado historicamente. Não preciso lembrar o modo  como perdemos um Campeonato Brasileiro quando estávamos com 11 pontos na frente. Não preciso falar dos dirigentes ou ex-dirigentes que, quando vão jogar com Avai, por exemplo, dizem que um pontinho é lucro. Lucro pra quem?  Isso é pensar pequeno.
Se de fato o Grêmio é grande – e não precisamos que gremistas venham nos lembrar das nossas próprias conquistas -  então seus dirigentes devem pensar do tamanho do Clube. Linguagem é poder. Até Paulo Coelho sabe disso. Qualquer pastor pentescostal sabe que a pregação muda as pessoas, para o bem e para o mal.
Se linguagem é poder, então devemos cuidar com o que falamos. De fato, o nosso Presidente falou que buscar um pontinho fora em jogos da Libertadores é/seria um bom negócio. Pode até ser, em determinadas circunstâncias.  Mas o perigo disso, por favor, me entendam e entendam o que Ricardo quer dizer – é a formação de um imaginário do tipo “estamos na Copa Libertadores para competir”. Não. Estamos na CÔPA (para usar a palavra em castelhano com o “o” fechado) para ganhar. E dar na cara da IVI, que está falando no grupo da morte, etc.
Ora, a IVI sabe que linguagem e discurso são coisas que geram PODER. Eles falam e depois acreditam no que disseram. E influenciam. Influenciam o próprio Gremio. Pois se o Presidente Romildo comete ato(s) falho(s) sobre a tal ideologia do PF (pontinho fora), temos que, como gremistas, avisá-lo. Protestar contra isso. E pensar grande. Em reforços. Não vamos ficar fazendo disputas para saber se, literalmente, nosso Presidente falou em pontinho ou disse “algum resultado”. Disputas semânticas não levam a nada neste caso.
Nosso inimigo não é interno. Ele está lá fora. Olhando para nós. Com olhar destruidor. Desprezando as conquistas do Grêmio. A ponto de criar uma NOVILINGUA, tudo para menosprezar o tricolor. Douglas Costa não é ex-Gremio para a IVI. Fred era ex-Inter. Até se envolver com doping. Virou jogador do Shaktar. Se é ruim, é ex-Grêmio. Esses dias, no Sala, tentaram dizer que o Barcelona de 2006 era melhor ou tão bom quanto o de 2015. Para quê? Para valorizar o titulo vermelho. Ora, nosso inimgo é externo. E não interno. Vamos em frente. Pontinho fora é pensar pequeno. Só se for para garantir a classificação ou ganhar o titulo, aliás, o Tricampeonato da América!!!!!

Feliz Natal a todos!!!!!

                          Mais sobre este assunto:
Polêmica na rede social e áudio do Presidente CLIQUE AQUI