sábado, 23 de dezembro de 2017

Coluna do Guberman

Resultado de imagem para flavio guberman
A IVI COMO ELA É

E eis que chegamos à última coluna de 2017, ano que viu nosso triunfo nas Américas e, assim, mais um sonho do torcedor gremista foi realizado. Felizes ficamos porque 2017 foi, afinal de contas, um excelente ano, mesmo que, invariavelmente, a IVI tenha-se esforçado para dar outra impressão. 

Ao longo desse ano, como já fazíamos antes, denunciamos o comportamento hostil da IVI, ora apontando um dos próceres, ora outra, mas o modus operandi foi sempre o mesmo. 2017 foi um ano que viu diversos próceres rasgarem a fantasia e assumirem-se, vergonhosamente colorados (e o problema nunca foi esse, mas, sim, posarem de isentos) e, mesmo apontados e diante de evidências incontornáveis (como Reche e suas imagens na cabine da Nal-Nal narrando o jogo do Grêmio), preferiram vituperar contra as redes sociais e ofender torcedores.

Eles ficaram em segundo lugar na B, fizeram festa que não houve, celebraram gol do crb inexistente, mas o ano terminou maravilhoso para eles, conforme todos pudemos ver na coluna do Diogo Olivier, o Pipoca. O jornalista vermelho que adora a rima foi protagonista de diversos momentos constrangedores, como sendo o único na bancada do SporTV sempre a desmerecer o time do Grêmio e as vitórias contra o Botafogo, Barcelona e Lanús. A ponto de ser ataviado pelo apresentador do programa em diversas ocasiões. 

Pois bem, e o que mais? Estávamos na final do Mundial. Pipoca, de volta a Abu Dhabi, não conseguia falar em outra coisa que não do Mazembe. Estávamos prestes a jogar com o Pachuca e ele já falava em Pachucaço (expressão, aliás, que o Pedro Legado usou diversas vezes na transmissão, até que nosso gol sepultou-lhe a alegria), tendo, ainda, torcido violentamente pelo Real Madrid. Se tirarmos uma radiografia agora do CR7, as mãos dele ainda estarão lá, garantimos.

E aí veio a história do vídeo. Para quem estava em marte e não acompanhou a polêmica, alguém filmou o Diogo Pipoca, na van, falando uma série de coisas contra os jornalistas e o time do aterro. Ele estava imitando o Peninha, usando os termos que o Peninha habitualmente usa. Isso, porém, provocou uma “onda de indignação”, vituperações e ameaças. O Presidente Surfista aproveitou para lançar nota oficial e exigir reunião com a direção da RBS que, prontamente, aquiesceu. Ao invés de lidarem com as notícias da colossal dívida colorada, dos atropelos com jogadores, do salario nababesco do Cocoricó que não produz, eles resolveram tratar da questão do vídeo.

E o que fez a rbs? Deitou-se de costas. A metida de rabo entre as pernas da RBS diante do sci em razão da imitação do peninha por parte de Pipoca Olivier, o que gosta da rima, mostra: 1-colorados são menininhas mimadas, afinal, o Olivier imitava e caçoava de alguém ligado ao Grêmio; 2- RBS é centro de assessoria colorada; ambas assertivas que já expusemos diversas vezes aqui. E houve mais: houve pedido de desculpas de Diogo Pipoca via twitter e rádio, bem como uma chuva de críticas de outras facções da IVI. Interessante... 

Lembramos de uma ocasião outra, também um vídeo particular, e foi alçado à categoria de “brincadeira”, de “assunto particular” etc. Cadê o repúdio da RBS ao Pedro Legado quando ele foi achincalhar o Miller naquele vídeo em um aniversário? Àquela altura nada aconteceu com esse consumidor de salmão do Novelletto , não houve posição oficial da RBS. Quando mal e mal houve uma tímida nota, via twitter, do próprio ofensor e isso após ele ter passado uma semana debochando do caso no Sala de babação. Pois bem, é essa falta de isonomia que nos incomoda e leva-nos a seguir adiante na resistência.

Vimos, também, Pedro Legado Ernesto escrever um arremedo de coluna seguindo a tradição de alfinetar o Grêmio para defender o presidente conselheiro Isento (Noveletto) sob a desculpa de criticar a atitude correta de protesto. Disse o rubicundo articulista que havia uma tradição ruim no Grêmio que só prejudicaria o clube, referindo-se ao movimento que fez o Grêmio sobre a questão da arbitragem na Libertadores. A IVI não existe. Para o outro lado, só agenda positiva. Esse mesmo Pedro Ernesto defendeu com unhas e dentes o vexame vermelho junto ao TAS, chamando-os até de paladinos da justiça! Como muda fácil de opinião esse Sr.! Pedro  Ernesto, denardin de salmão, sendo coerente e cumprindo à risca o manual da IVI: sempre presentes para defender o sci e sempre ativo para criticar o Grêmio! Ora, por que a atitude do Grêmio, pleito fundamentado, era ruim e a do sci, choro desesperado e sem base, era medida correta? Que bússola moral descompensada tem esse Sr.!

Diogo Olivier, a seu turno, aprontou uma excelente. Pós-vídeo, ele publicou coluna em que  admitiu a existência da agenda positiva, aquela gama de notícias que eles se puxam para criar, dando a impressão de que tudo está bem dentro da bolha! Disse que o inter estava para terminar o ano com agenda positiva por causa da renovação com o Juiz Chiliquento da Comarca e por causa da nossa derrota no mundial! Sim, Srs.! E, quase concomitantemente, fez coluna em que dizia que a Conmebol estaria estremecida com o Grêmio. Daí, em mal traçadas linhas, alinhou sandices mil e a verdade veio a estourar-lhe na cara, como sói acontecer: o Grêmio pediu – e obteve – a mudança de data do primeiro jogo da Recopa. Imagina o que conseguiria sem estremecimento. O Grêmio – que, segundo Pipoca, estaria em maus termos com a confederação sul-americana – conseguiu algo que não consegue com a FGF. Tirem suas próprias conclusões. Nota-se, de novo, que eles não escrevem com coerência ou consciência, mas, sim, apenas para extraírem fatos aos quais distorcem para darem conotação negativa que inexiste. 

Pedro  Salmão, aquele que iniciou o mês fazendo a campanha do “pior Real da história”, a despeito dos 12 títulos em 11 anos do time espanhol, logo após o sorteio da Libertadores, de uma tacada, quis diminuir o título da LA 2017 e já um possível 2018, fazendo coluna em que indagava se continuaríamos a não enfrentar times de tradição. Nem vou mencionar Chivas e Banfield ou o Tigres. Isso nunca foi levantado por ele àquela altura. Essa insidiosa atitude é apenas para desmerecer o nosso título desse ano. Simples assim (vejam que ele fala em continuar a não enfrentar, referindo-se aos que enfrentamos em 2017). A coluna mata a lógica. Se nós não enfrentamos outros times que ele chama de tradição, é porque esses caíram diante de nós (Botafogo por exemplo) ou de nossos adversários (River diante do Lanús). Portanto, enfrentamos os mais difíceis do momento.  E por que ele faz isso? Porque, além de obedecer aos que lhe oferecem prebenda, sabe que terá abundantes cliques e comentários na matéria. Logo, ele passa por mais importante do que realmente é. Parem de lhe dar audiência, suplicamos.


Finalizando essa parte, como viram, hoje resolvemos trazer fatos sobre Diogo Pipoca e Pedro Legado, dois expoentes maiúsculos da IVI, escancarando toda a sanha de ambos. E ainda há gremistas – a praga justina- que lhes dá crédito e ainda os segue ou espalha as idiotices que escrevem. Tantos já somos que mostramos quem eles são! Por que continuam?

Terminamos a coluna e o ano não falando de IVI, mas do Grêmio, embora este Blog não seja de análise da nossa equipe, mas de denúncia e resistência à IVI.  No entanto, nosso time foi brilhante na Conquista da América. Temos orgulho dele. Chegamos à final, enfrentamos o time com uma seleção de vários países e jogamos de igual para igual. Perdemos? Sim, mas seguimos campeões da América e os melhores do nosso continente. Isso ninguém poderá tirar de nós. Vamos em frente para um 2018 que será auspicioso, estamos seguros disso.

Agradecemos a todos os amigos que lêem nossa coluna semanalmente e desejamos a todos um ano novo bom e doce.