domingo, 18 de março de 2018

COLUNA DE FLÁVIO GUBERMAN

                                        Resultado de imagem para flavio guberman

                                         QUE GRENAL TEREMOS?
            Daqui a pouco a bola rola em Porto Alegre para o segundo gre-nal do ano e as considerações paralelas dominaram a semana, não o que acontecerá em campo. Um tuíte do Adalberto Preis chamou-nos a atenção. Ele falava justamente sobre as questões das falsas polêmicas que envolveram o Grêmio no passado e que passaram ao largo das plagas vermelhas. Preis lembrou que haverá jogador com o número 88 na Arena jogando pelos remendados, sendo que isso não causou uma linha de comoção na IVI. E por que lembramos disso agora? Porque teremos um Gre-nal recheado de polêmicas e considerações sem sentido, de vez que, em campo, sabemos o que acontecerá: a VITÓRIA DO GRÊMIO.
            Sim, nosso time colhe os louros de um trabalho continuado e que tem como foco a busca da vitória sempre, sem acadelamentos, sem “regulamentos sob o braço”, sem “jogar por uma bola”. O Grêmio atual sepultou o sinpof, o que foi extremamente benéfico, e isso causa o furor no Texas. As harpias anacrônicas da IVI, Justo Guerra e Pedro Legado, o Jabba,  em primeiro lugar, abominam os gols. Querem o aipim na área e o calção sujo de barro. Até porque isso é o que há para times inábeis tecnicamente, o que melhor define o atual time nosso adversário, outrora rival, hoje sombra patética que soçobra na incompetência atávica (amém) de seus dirigentes. 
             O jogo será truncado, infelizmente. Isso porque, como incompetentes tecnicamente, restará aos volantes pés-de-boi que eles têm e aos zagueiros-cones que são ídolos da imprensa vermelha, partirem para a pura e simples agressão, até porque vimos que isso é institucional, conhecemos o histórico em Gre-nais com aquela leniente arbitragem humana. Não falaremos da abjeta atitude do treinador colorado, posto que excessivamente debatido, só rejeitaremos imediatamente a alegação, rapidamente assumida por Diori Melancia (aquele que se diz verde por fora – afinal afirma ser palmeirense – mas é vermelho por dentro) de que tudo seria uma brincadeira. Brincadeira, Srs.? E após o que vimos na partida passada em casa deles?
                        O que nos inquieta muito é que o juiz hoje será Daronco e na quarta-feira  será Vuaden. Dois árbitros muito humanos. E isso sem VAR, porque, em retrocesso interessante, não haverá o auxílio do vídeo justamente nas partidas decisivas. A IVI correu para dizer que a fgf não conseguiu autorização ou coisa que o valha. Ora, ora. Mentira. Simplesmente não lhes interessa o recurso. A operação programada chegou para ficar. À FGF interessa a eliminação do Grêmio. Eles apenas não contavam com um confronto precoce entre os times, até porque esperavam que o sci ficasse em primeiro, tanto que inventaram até tacinha mequetrefe que foi levada para o Beira-lago, só que os invencíveis capinchos ficaram em terceiro – e a tacinha fundiu-se no esquecimento. E nós, que nem entramos propriamente no campeonato e estávamos virtualmente eliminados (segundo eles) terminamos apenas dois pontos atrás dos vitaminados... Que voltas dá o mundo... Tornando à partida, porém, ela será truncada, repetimos. Será violenta. E tememos a complacência da arbitragem.  Afinal, nós temos a perder (a Libertadores está aí).
                        Em outro diapasão, as autoridades serão implacáveis. Tenhamos todos muito cuidado com o que acontecerá no entorno e dentro do estádio. Passamos a semana denunciando, no twitter e facebook, incitações à violência feitas por torcedores. Nada feito. Fácil de compreender, todavia, não incluíam bumbos ou instagram gremista. Logo, não se vêem elementos para punir. Aliás, as ciosas autoridades puniram os acontecimentos do Gre-nal passado. Interessante: o MP tão cioso puniu 3 organizadas do inter por eventos “nos arredores” do Beira-Rio (nada lá dentro, foi um convento). Puniu também a Geral do Grêmio e a Jovem. Só que a Geral já estava punida E NÃO ESTAVA lá! Ou seja... Por isso sublinhamos que temos de ter muito cuidado, porque  um pio servirá de pretexto contra nós e contra o clube.
                        Esperamos, sinceramente, que isso tudo não passe de conjecturas e que tenhamos logo mais um jogo de paz e sem incidentes maiores, intra ou extra-campo. Com uma certeza, no entanto, vitória incontestável do Grêmio.