sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Coluna de Flávio Guberman

DO PÓ VIESTE E AO PÓ VOLTARÁS

Não poderia começar a coluna da semana com algo diferente. Não, incréu, a citação que dá título à nossa conversa de hoje não se refere àquela passagem bíblica contida em Gênesis (Bereshit) 3:19! Do Pó Vieste e ao Pó Voltarás é uma citação análoga, retirada da Epístola ao Guerrero, capítulo especial extraído do Grande Livro do TAS. 

Com efeito, desde quinta-feira, a Aldeia agitou-se com a questão do “mico do século”. E assim, foi-se a coisa toda para o saco, o que é uma grande injustiça – sob a ótica da IVI e dos morangos – de vez que o jogador aspirava algo mais no sci, com direito a trocadilho. Evidentemente que o Píffero Surfista que ora dirige o sci não nasceu ontem. Tampouco os jornaleiros da IVI. Muito menos José Paolo Guerreiro Gonzales, tendo este nascido em 01 de janeiro de 1984. Agora, com os meses de suspensão, ganhou férias regiamente remuneradas. Entenderam o por que da camisa 79? É o ddd de Aracaju, a aprazível capital sergipana onde o peruano desfrutará o seu drama pessoal, como definido por um isento desses aí que pululam nas redes.

E assim a barca vermelha vai navegando célere rumo às pedras, já que deve estar muitíssimo bem financeiramente para jogar ao léu algo entre 1,6 e 7 milhões. Sim, porque, dependendo da fonte, todas inexoravelmente acima do Mampituba, estes são os valores que o clube gastará com o jogador encostado. E enconstado de fato, porque não poderá ter qualquer contato com o futebol, não poderá ter contato com qualquer clube profissional, nem mesmo frequentar a academia. 

Da decisão da Justiça que cassou a liminar não cabe qualquer recurso; sendo irrecorrível e com efetividade imediata, não poderá o peruano jogar, nem mesmo campeonato de aspirantes, categoria na qual ele sempre se deu particularmente bem.  Não importa, confrontados à dura realidade, os argumentos assacados na imprensa vermelha isenta foram os mais estupendos possíveis. Estupendamente estúpidos! E provando que eles agem em bloco e concertadamente, a coisa começou com o Capitão Reche que, naquele arroubo de leviandade que lhe é tão peculiar, enfiou logo o discurso de que a suspensão era benéfica! Sim, raciocinou o maniqueísta Capitão, benéfica, de vez que ele ficaria preservado para a Libertadores de 2019! Pronto, estava lançada a corrida para ver quem era o mais isento no bloco “o lado bom da suspensão”, coisa na qual se esmeraram tantos próceres monumentais da IVI, como Paulo Discreto Brito e Chico Garcia, quanto pequenos dejetos auxiliares, como Pepa Pig da Grenal. Todos eles que, há dias, ovulavam pelo jogador, quinta e sexta tuitaram e escreveram que a suspensão será benéfica para o sci... Síndrome do Avestruz Isento é o nome da patologia que parece estar acometendo todos os “jornalistas” vermelhos do RS!

E aí vêm a segunda categoria. Os juristas e tudólogos da IVI. Gabardo resolveu, por exemplo, dizer que os advogados estavam reunidos para estudar um recurso... Publicou isso e disse mais: que havia possibilidade ampla para tanto. Gostaríamos imensamente saber o que colocam na água do beira-rio... deve ser muito forte a coisa, eis que não existe qualquer possibilidade de recurso mais. Os advogados a que Gabardo refere-se devem ser do mesmo escritório do advogado amigo do Guerrinha, lembram? O escândalo do pdf...

E esse é o cachorro vermelho que querem nos passar: de que foi uma boa contratação, que a suspensão não muda nada, que não estão pagando salários e que não precisarão pagar. Mentira atrás de mentira. A postura da imprensa vermelha foi e é leviana com a questão do guerrero, tudo para não confessarem a verdade: é um fiasco impressionante essa contratação. 

Não existe “contrato de prestação de serviços”, é uma relação empregatícia. O contrato de trabalho não prevê rescisão. Foi um contrato mal escrito e o clube pagará as consequências. Até as formigas que habitam a estátua do Guerrinha à porta do Bergamotão Remendado sabem que havia um grande risco da liminar ser cassada. E por que não se precaveram? Por que a imprensa não fez seu papel e indagou o motivo desse oba-oba que foi feito ao redor da contratação de um jogador com 34 anos e oito meses? Um jogador que, no Flamengo, quase nada fez e que ainda contende judicialmente com o seu ex-clube ao qual, aliás, jurava amor eterno.

Aliás, é interessante perguntar o motivo dessa guerrerofilia coruscante. O jogador, que é limitado e pouco útil (haja vista o que – não – fez no Flamengo), foi alçado à categoria de “craque”, tendo a IVI embarcado de coração nas promoções e na tal “estréia especial”. Isso se deu pela sanha de se criar urgentemente um fato positivo. Supriram as falhas técnicas e de caráter do jogador.  Faltou combinar com os russos. E mais: faltou prestar atenção na lei e nos fatos. Deu no que deu. 

A verdade é que eles estão numa sinuca de bico.  E então eu digo aos “juristas” e “advogados” de twitter e facebook: aceitem o mico que dói menos. Para citar aquele nobre diretor lá deles mesmos, o manja-vestiário, podem espernear o quanto quiserem. Não adianta tentarem distorcer, inventar e ser a IVI. 

E por que a imprensa não fez o seu papel? A uma, porque é isenta, a duas, porque estava ocupada querendo arrumar uma encrenca com o Luan (como o nosso craque Luan machuca-os!) e apoiando as patacoadas ditas pelo tal diretor frequentador de vestiários e que provocava o nosso time. Prova maior disso foi a coletiva de sexta-feira, quando os asseclas da IVI deixaram, naquele clima de velório mal disfarçado, Piffero Surfista e Mirarrola falarem o que queriam sem serem minimamente questionados. 

E os colorados ficaram bravinhos com as cornetas. Por quê? Os gremistas estão só colhendo os frutos que os próprios colocados plantaram. Afinal, o SCI virou centro de entretenimento e circo: nem bem nos recuperávamos de tanto rir com o guampagate e agora já surgiu o pógate. Não fiquem raiva das cornetas. Canalizem suas frustrações àqueles que lhes quiseram enganar: a IVI e seus dirigentes competentíssimos. 

Assim, o jogador sem custo cujo salário cairia do céu tal e qual maná no deserto passou a custar aos cofres “raspados” (o zini gluglu nunca veio com essa para o inter, nem quando, de verdade, eles o estavam, com meses de salários e direitos de imagem atrasados) uma bagatela de 200 mil ao mês para não fazer absolutamente nada. 

Ridícula e patética, a IVI montará alguma coisa para nos trazer problemas durante o final de semana. Afinal, ela terá de tentar compensar o problema no sci de alguma forma. Vacinem-se porque eles estão com sangue nos olhos.