domingo, 3 de agosto de 2014

Túnel do Tempo -Do Face

Historiador Daison Sant'Anna, especialista em Grêmio, me mandou mensagem perguntando se eu sabia para quem Fábio Koff disse, pela primeira vez, que bancaria Luiz Felipe Scolari quando ele, iniciante, era vaiado pela torcida, 20 anos atrás. Koff segurou Felipão naquele 1994, e Felipão não parou de ganhar títulos. Respondi ao Daison com uma pergunta. "Como vou me lembrar?". Aí, o Daison me emocionou: a declaração do Koff foi feita... pra mim, na minha primeira passagem por ZH, antes de ficar dois anos na Placar, 11 na Folha e voltar para ZH, há seis anos. Vejam a ficha que o Daison tem do jogo em que isso ocorreu: 

GRÊMIO 1 X 1 SPORT 

Competição: Campeonato Brasileiro/Primeira Fase - Grupo A - 2º Turno 
Data: domingo, 4/setembro/1994 
Local: Estádio Olímpico, Porto Alegre 
Árbitro: José Carlos Marcondes (PR) 
Renda: R$ 70 626,00 
Público: 15 597 (11 830 e 3 767 não pagantes) 
Grêmio: Danrlei; Ayupe, Agnaldo, Luciano e Roger; Pingo, Jamir, Émerson e Carlos Miguel (Leônidas - intervalo); Fabinho e Osías (Carlinhos - 29 do 2º)Técnico: Luíz Felipe 
Gols: Émerson 29 e Marcelo 37 do 1º tempo 
Expulsão: Lima (Sport) - 33 do 2º tempo. 
**Capa do Caderno de Esportes do Jornal Zero Hora: "Grêmio confirma vantagem" - O empate por 1 a 1 com o Sport no estádio Olímpico manteve o time na liderança do Grupo A com 10 pontos ganhos. 
***7ª rodada - Grupo A: 1º) Grêmio, 10 pg (Invicto, 3 vitórias e 4 empates); 2º) Corinthians, 9 pg; 3º) Flamengo, 7 pg; 4º) Criciúma, 6 pg; 5º) Sport, 6 pg e 6º) Bragantino/SP, 2 pg. 
**Contracapa do Caderno de Esportes do Jornal Zero Hora: "Nem a liderança evita as vaias" - LÉO GERCHMANN - O Grêmio chegou ontem a 10 pontos de 14 no Campeonato Brasileiro (71,42% de aproveitamento) e praticamente assegurou a sua classificação para a 2ª fase da competição, com boas chances de conseguir um ponto extra após ter sido o campeão da Copa do Brasil. Essa situação foi alcançada após o empate por 1 a 1 com o Sport. Apenas Grêmio e Palmeiras estão invictos no Brasileirão. Mesmo assim, os torcedores provocaram um clima de constrangimento entre os dirigentes, o técnico Luíz Felipe e os jogadores. Motivo: vaias para o treinador, durante e após o jogo, e impaciência com os atletas. O presidente Fábio Koff se manifestou surpreso e disse: "Luíz Felipe só sai do Grêmio quando eu não estiver mais na presidência"