segunda-feira, 8 de setembro de 2014

O IMPRESSIONANTE PRESIDENTE CONSELHEIRO ISENTO

Recebi de São Gabriel(RS) do corneteiro Gustavo K ( bravo resistente contra a IVI)




















"A preocupação do Presidente Conselheiro Isento da FGF é que a torcida do Grêmio apronte com o Internacional. Olha o que ele disse ao Jornal do Comércio."



PRECONCEITO RACIAL Notícia da edição impressa de 08/09/2014

‘Precedente aberto com eliminação do Grêmio é perigosíssimo’, diz Noveletto

Deivison Ávila
A semana que passou foi permeada pelo debate sobre os atos racistas praticados por alguns torcedores do Grêmio durante a partida contra o Santos, válida pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Mas não foi apenas isso. Repercutiu também a punição aplicada ao Tricolor pelos atos cometidos em sua casa, a mais severa já aplicada até hoje pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) a um time da elite do futebol: a exclusão de um campeonato.


Jornal do Comércio conversou com o presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Francisco Noveletto, que avaliou que a exclusão do Grêmio da Copa do Brasil abre um precedente delicadíssimo. “O clube não deveria ter sido punido, mas, sim, os 
torcedores. Olha o precedente que estão abrindo. Agora, se dez torcedores 


gremistas vestirem a camisa do Inter e entoarem 


cânticos em meio à torcida colorada, o clube será punido?”, questionou. 

Noveletto aponta a questão do racismo como delicada. “Não tem como a gente calar a boca de todos”, alertou. A FGF, por meio de seu advogado, participou ativamente de todas as reuniões que o Grêmio realizou para articular sua defesa. “Como instituição, a federação não tem o que fazer. Apenas o clube deve recorrer ao Pleno do STJD”, explicou.
Em relação às ações preventivas promovidas pela entidade junto aos clubes do Estado, Noveletto diz que esse processo é constante. “Estamos sempre em contato com todos os clubes do Interior. Se na Arena ou em qualquer estádio grande é difícil controlar, imagina em um clube pequeno. Por isso eu reforço, me cobrem depois: o precedente aberto pela punição ao Grêmio é perigosíssimo”, reforçou