sexta-feira, 21 de abril de 2017

POR FLAVIO GUBERMAN.(A OMISSÃO DO GRÊMIO)

O NÓ GÓRDIO DA FEDERAÇÃO
            Todos os gremistas do Rio Grande indignaram-se com a lamentável cena da comemoração eufórica do Presidente Conselheiro Isento durante a classificação de seu time do coração. De fato, a diretoria do InBer tinha razão quando, há algumas semanas, disse que o Gauchão estava sob suspeição. Está. 
            Quando o árbitro Diego Real cometeu erros (quando é contra o lado de lá, não são humanos ou aceitáveis), diante das cenas que vimos de euforia rubra, imaginem seu temor quando foi chamado pelo presidente da Federação para falar sobre aquele jogo que a IVI em peso gritava histérica que o time do coração fora prejudicado... Na verdade, as cenas que hoje todos comentamos é irmão siamesa de outras fotos divulgadas há tempos em que víamos, na casa do treinador de então do time vermelho, um convescote salmônico que reuniu o dito trator, o Legado Mortadela e o próprio Presidente da FGF na semana do Grenal! Àquela altura, houve indignação dos gremistas, mas as estáticas fotos mostravam a reunião e só. A IVI também não quis ir a fundo nisso. Imaginem se, no Rio ou em SP, às vésperas de um clássico, o presidente da federação local estivesse em jantar com o técnico de um dos times? Grande seria a celeuma. Agora há mais. Há o filme, as reações de viva-voz, o esgar de êxtase, o despudor estampado. E há o batalhão de choque que logo saiu-lhe em auxílio: Diogo Pipoca, Saraiva Sable Pissée,  Diorinter, Pedro Legado e Wianey Soneca... O que diria esse esquadrão , ao invés das imagens do Novelletto, houvesse saído à luz imagens do Del Nero celebrando uma vitória de um time sobre o inter? Que tempestade estariam fazendo! No entanto, os paladinos da moralidade do TAS, têm indignação seletiva e, dessa maneira, saíram em defesa do Novelletto.
            Wianey, posto para fora dos comentários dos jogos na Rádio da IVI Ipiranga por Pedro Legado e por Cechinter e terminou debochando a dizer que torce para o Fluminense (que enfrentará o Grêmio na Copa do Brasil), protagonizou, no Sala de hoje, o patético “matem o mensageiro”... Chamou de safadeza o vazamento do vídeo. Como assim? Quando derrubaram o Tite na criação da crise das ovelhas, acaso Wianey chamou de safado o que vazou a conversa, seu coleguinha Benfiquinha? Saraiva, a seu turno, disse ser a divulgação “inoportuna” (?!), sem explicar a razão do motivo de o ser, e logo emendou que isso não comprometeria a presidência da federação.
            Tem razão nesse ponto o Saraiva. Com efeito, não é comprometida a gestão Novelletto por esse vídeo, ela é viciada desde seu começo. Inadmissível, se houvesse um átimo de ética, pensar que um membro efetivo de um conselho deliberativo de um clube seja presidente de uma federação.E isso vem acontecendo na FGF há mais de duas décadas.
            O vídeo da comemoração de hoje não representa uma aberração, é mais uma excrescência protagonizada pelos grandes dirigentes vermelhos da FGF. As funções de um conselheiro de um clube são incompatíveis com a função da diretoria da federação, tanto é assim que o Artigo 31 do Estatuto da FGF VEDA que o presidente exerça, “sob pena de perder o mandato, qualquer outro cargo ou função em Liga ou Associação filiada, salvo a de conselheiro honorário(...)”.                      Francisco Novelleto Neto não é conselheiro honorário, é conselheiro deliberativo pleno do inter.     Basta acessar o site do clube para o verificarhttp://www.internacional.com.br/conteudo?modulo=1&setor=255&secao=18
          Logo, temos, no exercício da presidência, alguém que não tem condições estatutárias de ser presidente. E antes que algum tonto venha dizer que a proibição é para participar de outras ligas ou associações (não duvidem que os vermelhos isentos da imprensa queiram distorcer o conteúdo do artigo 31), recomendo que se leia o parágrafo único do artigo 2º e o artigo 6º do Estatuto, onde se verá que Ligas e associações são os clubes.  
            Por que, então, se admite, no Rio Grande do Sul, essa ilegalidade? Ora, Srs., o velho adágio romano já dizia: “à esposa de César não basta ser honesta, também deve parecer honesta”, e, no caso da FGF, a situação de seu presidente não é e nem o parece correta. A omissão e o silêncio dos bons é que faz triunfar os maus. Então, meus amigos, não me indignei com o vídeo de comemoração do Presidente colorado da FGF. Indigno-me há tempos com a sua função na presidência, como já me indignava à época do Perondi, cuja presidência padecia do mesmíssimo vício.
            Como a situação é um atentado mais que arrematado à deontologia, indefensável, portanto, vemos os membros da IVI todos juntos, em bloco, defendendo o imperdoável, inventando teses mirabolantes, como o Pipoca, debochando da ética, como o Peppa Pig da Orfanotrófio, ou, simplesmente, querendo matar o mensageiro, como fez Wianey Soneca durante o Parque dos Dinossauros de hoje. Notem, portanto, que reitero o que digo desde sempre: a situação nasceu viciada e, assim, não haverá solução enquanto essa ilegalidade perdurar. Sim, porque, sem exageros, é caso de ilicitude pura e simples.
            Há, todavia, que se juntar ofensa à injúria: a omissão institucional do nosso amado Clube. E falo aqui de várias administrações. Não é aqui uma crítica dirigida, mas, sim, geral. Por que o Grêmio não age?Ele é membro de uma federação cujo estatuto está sendo espezinhado há decênios e o clube nunca agiu. Houve aqueles dirigentes que se esconderam sob o manto da concórdia. Estes diziam que a contemporização era o melhor caminho. Houve os que diziam que o conflito aberto só tornaria o problema mais agudo e, por isso, calavam-se. houve, até, os que elevaram o tom das críticas, mas não passou disso. Não resultou em nada nenhum desses métodos,  o Grêmio foi severamente prejudicado de forma reiterada e sempre tudo ficou como dantes no Quartel de Abrantes. Nunca houve, porém, os que confrontaram a ilegalidade, nunca houve os que quiseram dar nos dedos da turma que ocupa (ilegalmente) a federação há décadas. E eu indago: por quê?  
                Em suma, amigos, o Grêmio deve agir, seja de forma estatutária, seja, até mesmo, chegar-se às vias judiciais, se necessário. Chega de silêncio complacente. A situação não se modificará ou se resolverá pelo silêncio. Política de laisser-faire não nos levará a parte alguma, ao contrário, permitirá que a coisa siga nos patamares aéticos de hoje.
                 Quando, domingo, se repetirem os erros humanos da arbitragem colorada, lembrem-se não do vídeo em que Novelletto comemora efusivamente a classificação do seu time; lembrem-se daqueles que, por omissão injustificável, deixaram que ele lá se instalasse e continuasse. E isso, tal e qual Alexandre diante do Nó Górdio, só se resolverá com o golpe certeiro e único.