sábado, 2 de dezembro de 2017

POSTO AVANÇADO DA IVI EM MADRID (POR LENIO STRECK)

Resultado de imagem para lenio streck cornetadorw
IVI com posto avançado em Madrid: se Grêmio for BI, ganhou de um Real em crise!
Por Lenio Streck, jurista e apoiador do Blog Corneta RW; sócio da REVIVI – Rede de Vigilantes da IVI e do SIIVI – Sistema de Identificação de Ivistas. Também é Tricampeão da América.
A IVI é cumpulsiva. Chega a contratar sistemistas. Tudo para diminuir o Grêmio e suas conquistas.  A IVI não se segura. Para termos uma ideia, no dia seguinte à conquista do TRI, de novo a IVI se superou. A matéria estava pronta. E saiu. Zero Hora de  30.11. Artigo de Fernando Kallas, direto de Madrid: “A chance de ouro do Grêmio”. Como assim? Claro. A IVI já espalha: o Real Madrid está mal. Conclusão: se o Grêmio for Bi Mundial, é pela fraqueza sazonal do Real.  Binguíssimo. Ora, como diria Marco Antonio Pereira, da Radio Grenal, “vai de afumentar”. A IVI é demaaais!
Mas o Kallas continuou (n)a sua sanha Ivista na edição do dia 1 de dezembro: “Torcedor do Real sabe pouco sobre o Grêmio”, essa é a manchete (maldosa) dele. E, na matéria, destila seu ivismo (não se dele ou se a mando). Disse que falou com algumas pessoas em Madrid e que disseram não saber do Grêmio. Bingo. Genial. Vai ganhar o Nobel. Disse que alguns confundiam Bebeto com Renato e coisas desse tipo. Onde ensinaram que jornalismo se faz assim? Quer dizer que Kallas for para a Coreia do Norte e sair perguntando coisas para “alguns” habitantes e estes disserem que lá é uma democracia, a manchete pode ser: Norte-coreanos vivem em democracia. Ora, ora. Vou à Bahia e encontro 5 baianos deitados na sombra e lasco a manchete: Baianos, folgados, preferem à sombra ao trabalho. Baseado em quê?  Tsk, tsk. 
Um bom jornalista estuda coisas sofisticadas para não dizer ou fazer impropriedades (estou sendo light). Por exemplo, alguns elementos de filosofia da linguagem mostrariam que isso que Kallas fez se chama “lançar mão de estereótipos”. Para ser mais simples, o que Kallas fez foi um raciocínio de varejo e o transportou para o atacado. Elementar: Para afirmar que torcedores do Real não conhecem o Grêmio, a matéria deveria ser mais detalhada e não eivada de chistes, galhofas e exemplos universalizadores. Menos, Kallas. Quem é aficionado por futebol conhece os grandes clubes do Mundo. E o Grêmio, assim como o Inter, fazem parte desse universo. 
Se esses “alguns” torcedores nada sabem do ou sobre o Grêmio, seria bom investigar mais, como, por exemplo, por que o jornal MARCA fez a manchete GREMIO SE IMPONE A LANUS COM UM BUEN LUAN Y GANA LA COPA LIBERTADORES 2017.  E outras manchetes. Mas, não. El señor Kallas preferió el caminho más fácil; fue a passear por las calles y preguntar a las personas: conoce el Grêmio?   Hum, hum.  
Pode até ser verdade o que Kallas disse. Mas o jeito como tratou da questão deixou nítido o seu Ivismo. Tática velha: desmoralizar o adversário do Grêmio. Se o Grêmio ganhar, ganhou de um bêbedo. Se perder, fez feio. Ora, por favor, deixe o Grêmio em paz. O Real Madrid é gigante. Mesmo com desfalques, é grandissimamente grande... Valorize o Grêmio, Kallas (estava pronto para um trocadilho, mas me contive! – Há uma frase do Rei, casualmente da Espanha, onde Kallas está, que disse para Hugo Chaves uma frase que ficou famosa... Bom, todos sabem do que estou falando). 
Aviso: estamos vigilantes: terminou o império da IVI! E não adianta colocar agentes em Madrid.