sábado, 15 de setembro de 2018

A coluna de Flávio Guberman


Resultado de imagem para coluna do guberman

A INVEJA OBTUSA DA IMPRENSA 

         Já ouvimos em diversas ocasiões o adágio popular de que quem desdenha quer comprar. Com efeito, embora um lugar-comum, serve para descrever o sentimento da imprensa vermelha isenta em relação ao Grêmio e, desta forma, seu comportamento agressivo para com todos aqueles que desnudam suas patranhas anti-gremistas vem de par com esse sentimento de desídia e pseudo-desprezo por um clube a cuja grandeza eles aspiram mas que nunca conseguirão alcançar.

         A despeito disso,  o potencial para causar danos é extensíssimo e, destarte, como o sabem, não medem esforços, através de sua agenda negativa planejada, seus ataques em bloco, suas distorções e concertações, para denegrir e tentar prejudicar não só o clube e seus jogadores, mas, também, a todos aqueles que o defendem e cultuam-no. Indo de par, essa fealdade toda é atiçada, ainda, contra aqueles que denunciam e lutam contra a IVI. E é justamente o que eles estão fazendo nesse momento contra o Grêmio, contra o Maicon e contra o nosso amigo RW, criador da sigla IVI e um corneteiro incansável e um dileto amigo.

         Sobre o Maicon, em apertada síntese porque todos já lemos muito essa semana acerca do acontecido, temos lá de reconhecer que a atitude do nosso Capitao foi excepcionalmente correta, bem como, da mesma forma, o foi a resposta institucional do Grêmio. A ponta de lança foi a denúncia sobre o comportamento leviano de jogadores do inter e de dirigentes daquela instituição. Os isentos saíram em bloco em defesa de seus queridinhos vermelhos, a ponto do Redche, Capitão da IVI, vir dizer, mentindo descaradamente, que o “grupo” de jogadores gremistas discordavam da atitude de Maicon e de Renato. Foram desmentidos em peso pelos próprios jogadores que, em suas redes, subiram a hashtag #quemédourado. Foram magistralmente desmentidos. Não satisfeitos, deram ampla cobertura a uma patética declaração de Lomba a dizer que tinha ido falar sim com os jogadores gremistas (não podiam mais negar como tentaram fazer porque as fotos tinham vazado), mas para “dar exemplo”e “pedir paz”. Indago que exemplo poderia dar o jogador que, quando no RJ, esteve envolvido em um caso mal-explicado de agressão a uma ex-namorada.

                   Diante da repercussão da entrevista de Maicon, começou a intensificação da campanha anti-Renato da IVI. Pedro Jabba, terça e quarta, começou a repetir o mantra de “mano tendência no Grêmio”. A única tendência é a completa falência dos veículos da IVI. Inacreditável a capacidade deles em inventar. E Jabba Ernesto sempre na liderança das imbecilidades que, após ele -sempre ele - lançar a pauta da IVI, todos seguirão. O Presidente da IVI resolveu criar factóide para disfarçar o xablau que levaram do Maicon.

                   É justamente essa força de mobilização gremista e essa verdade de que ninguém mais os leva a sério que os exaspera tanto e conduziu-os a cerrar fileiras contra quem os denuncia como o RW. Uma das coisas mais difíceis é manter o blog Corneta do RW vivo e ativo. São horas e horas de pesquisas, trabalho, dedicação, esforços, leituras, conversas com outros ativistas gremistas, entre outras coisas, com o sacrifício pessoal de horas de lazer, de convivência familiar e até de trabalho. Nós que trabalhamos o dia-a-dia da resistência já trocamos muitas horas de sono por pesquisas ou enfrentamento. E com o RW não é diferente. Não raro vemos suas postagens em plena madrugada, única hora que lhe sobra. Se pegarmos, por exemplo, o blog em comparação com ele mesmo, o ritmo de postagens diminuiu (até pelas atividades do RW), mas o número de acessos, leitores e compartilhamentos aumentou muito, provando a qualidade do mesmo e a ânsia dos gremistas por informações verdadeiras.

                   O blog, assim, não atende a toda essa demanda reprimida; o volume de informações e matérias que chegam e que sao pensadas é enorme, mas não se as pode desenvolver todas porque a estrutura do blog não conseguiu crescer, não é profissional (e esse é o sonho do RW e de todos nós). O número de acessos é muito superior a uma série de sites de veículos da IVI, por exemplo.

                   Todas essas pesquisas, postagens, feituras de filmes, manutenção do blog etc. têm um custo e, por causa disso, tenta-se minimizá-los, seja por meio de pedido de doações, seja por meio de vendas de produtos, como os famosos copos e canecas, mas a idéia é uma divertida lembrança para todos os combatentes da IVI e, de quebra, uma sobrevida à corneta. Afinal, o RW não tem fábrica de biscoitos que faça convênios com a FGF, não recebe salmão ou outro tipo de estipêndio de ninguém, tampouco recebe apoios estranhos de lojas próprias do presidente da federação. Sabendo disso tudo, a IVI inventa as historietas e faz os deboches, tendo, essa semana, feito as piadas sobre a “riqueza” do RW.

         Como o RW é um grandíssimo espinho no pé da IVI, sempre espicaçando a isenção vermelha de tipos ridículos como Pedro Jabba Ernesto Legado, Diogo Olivier Pipoca, Leandro Manteiga Behs, Leonardo Papoula Oliveira, Zini Glu-Glu Pires, Maurício Guinnaaaççuuuu Saraiva, o Sable Pissée, entre outros, naturalmente estes enjeitados ivistas ficaram incomodados. Querem entender melhor? Joguem-lhes os nomes e apelidos no google e verão a quantidade de referências que o site de buscas traz como retorno, mais da metade de postagens do Blog Corneta do RW. Ademais, o RW criou a sigla IVI, sigla que caiu no gosto popular porque é de uma perfeição inequívoca. Natural, portanto, que o intimorato Comandante da Corneta seja persona non grata em plagas ivistas.  E, por conseguinte, todas as ocasiões são boas para que os “jornalistas” tentem ridicularizar quem os expõe pelas fraudes que são.

                   Tomemos Pedro Jabba Legado, o Denardin, como exemplo. Primeiramente, tentou esconder que o RW criara a sigla, fingia desconhecê-la, até que o falecido Wianey Carlet, durante o Sala de Babação, citou o criador, o Ricardo Wortmann. Desconcertado, o Rubicundo apresentador desconversou. Semanas depois, passou a tentar dizer que outra pessoa criou a sigla IVI. Tentou atribuí-la a dirigentes gremistas, a jornalistas outros, à mãe do badanha... Pouco importa, o que lhe interessava era tentar diminuir a glória e os méritos do RW. Alternativa não restou ao Ricardo senão o notificar. Dito e feito. Recebida a notificação, não só pelo apresentador mas também pelo jurídico da emissora, como não mais podia mentir, pedrernesto passou a omitir e não mais falar em criação da sigla, mas tentou ser irônico e debochar. Ocorre que, novamente, falhou porque a ironia é uma fina arte que não é dominada pelos pobres de espírito.

                   E foi o que vimos essa semana quando, em pleno Sala de Babação, juntaram-se Larry, Curly e Moe, a saber, Pedro Ernesto Jabba, o amigo do salmão, Maurício Sable Pissée Saraiva e Diogo Olivier Pipoca, o que gosta da rima, para tentarem debochar do blog Corneta do RW e usaram justamente material de divulgação do blog, os copos e canecas com o logotipo do Blog e o dístico da IVI, como escusa para, ridiculamente, escarnecerem não do RW, mas, sim, de todos os gremistas. Disseram bobagens sobre fama (denardin disso isso), sobre estarem usando-os para angariar fama (Pipoca disse isso) e fizeram piadas grosseiras sobre tamanho dos copos  mostraram, na verdade, que têm grande inveja da popularidade do Blog e, mais além, que têm muito medo do que representam as iniciativas puramente gremistas nas redes sociais e na internet, porque eles são totalmente obsoletos e dispensáveis.

                            Estão apavorados porque são dinossauros e blogs como o do RW e sites como o do Hospício Tricolor, apenas para citar dois casos, são os meteoros que os levaram à extinção. Os dias da IVI estão contados e temos muito a agradecer ao amigo RW por isso. Aliás, uma das maneiras de agradecer-lhe é votar nele no Prêmio Press desse ano.