quinta-feira, 11 de outubro de 2018

O AEIOU DA IVI (Por Mario Antônio)

A AEIOU da IVI
Peço licença ao ‘nomoteta’ Corneta do RW, e ao Professor Lênio Streck, do Jus Azul - que tem complementado os esforços de RW para dar nome aos bois rosilhos da chamada “imprensa esportiva” do Texas-BR - para, inspirado pela postagem Alô Juremir Machado! Parte I, propor a intitulação ‘AEIOU da IVI’.
Eis que, indesculpavelmente distraído, imaginei que o único filósofo da IVI era Schoppenhauer Coimbra! Santa Bocabertice, Batman!!
Despercebi a força e a atuação de um poderoso ramo auxiliar da IVI, os milicianos vermelhuscos espalhados pelo chamado "jornalismo geral" das várias sedes e facções ivistas.
Assim, entre outros – convém ressaltar que a lista dos ivistas é um trabalho sempre em andamento – RW nos apresentou Caicedão, tudólogo da Última Palavra (ou Dono da Verdade), operador de metralhadora giratória em dias de fúria rouge, engenheiro amador e parceiro do remanescentezinho dos irmãos osorienses da IVI da Ipiranga, também conhecida como IVI do Valão.
Outro integrante galardoado do mesmo ramal da IVI é o “Caçador de Caranguejos”, Múlio Tilman, criador de grandes teses sociológicas contra a torcida do Imortal, baseadas em evidências tão tênues quanto as asas de uma borboleta que bata asas sobre a Arena do Grêmio...
O “Abridor de Latas”, Roger Mendazlski, é outra estrela do “geral” que tem cadeira cativa para assistir o pôr-do-sol no Guaíba de perto. Curiosamente, RW nos explica, incomoda bastante os companheiros ivistas por dar notícias negativas a respeito do rival citadino do Grêmio, com antecipação - o que não é difícil, já que elas se chegam na IVI de barco...
L. Potker, “o Desaparecido” – ou “o Esquecido” – ganhou o codinome depois de ter sido exilado por causa da rumorosa (ficou apenas nos rumores, mesmo) descoberta de que o racismo é um preconceito horroroso e estrutural na sociedade brasileira e não uma disfunção moral restrita a torcedores do Imortal, ao ter sido testemunha de um caso de racismo contra familiares de um jogador profissional no estádio gomado do Menino Deus.
E, naturalmente, o inspirador destas linhas, o filósofo – na verdade, doutor em sociologia – Jura Ademir? Machado, conterrâneo do tiranossauro sem dentes “Valente da Fronteira”.
Jura é uma sumidade nas argumentações fundamentadas, na escrita escorreita e elegante, nas intervenções argutas no rádio - ainda que com uma voz fora dos padrões dos locutores clássicos, para não dizer fina e fanhosa – que deixa para exercitar todo seu lado irracional nas ocasiões em que se manifesta sobre o tema futebol. Enfim, um filósofo com sangue nas veias! ...mas só se for para glorificar o SCI ou cornetear o Imortal Tricolor.
A lista de selecionáveis segue aberta a indicações, mas fica, assim, apresentada aos leitores a Associação dos Egressos da IVI e Opinantes Unidos, a AEIOU da IVI