sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Corneteiros discordam de David Coimbra

David Coimbra escreve sobre uma carteira perdida no trem em Londres e faz divagações sobre o comportamento dos ingleses.
"Por quê?

Não é pelo diferenciado quociente de honestidade dos dois povos. É porque os ingleses, ao contrário dos brasileiros, têm o hábito de não se meter na vida dos outros. Tal característica pode ser distinguida com clareza, precisamente, no metrô. Ninguém olha para ninguém, no metrô. Os ingleses estão ensimesmados, ocupados com seus próprios assuntos. Alguém pode achar que isso é muito solitário, que os ingleses não se preocupam com as outras pessoas. É o contrário. Essa é uma prova de respeito às outras pessoas. Quem não respeita o outro invade o espaço do outro sem convite. O que pode ocorrer de inúmeras formas, inclusive com um olhar insistente dentro de um trem.

Quando alguém respeita a privacidade alheia, em geral respeita também os direitos da coletividade. Porque essa pessoa, esse respeitador da privacidade, compreende que as pessoas precisam de espaço e regras para conviver bem. Não é que o brasileiro seja mais desonesto do que outros povos; o brasileiro é mais individualista. Por ser individualista, preza o seu espaço, mas despreza o dos outros. Por isso, acha que pode tudo, e olha quando não deve olhar, pega o que não tem de pegar, deixa de fazer o que deveria fazer, simplesmente por ser a sua vontade. É o nosso individualismo que nos faz tomar carteiras perdidas. E que nos faz dar de ombros a normas de segurança, como no caso da boate de Santa Maria. O individualismo, maldito individualismo. Que é mais do que individualismo: é, pura e desgraçadamente, egoísmo."


Os corneteiros da Redenção não são tudólogos.
Tem poucos conhecimentos.
E ser tudólogo não é fácil.
Não sabemos as razões porque os ingleses não "pegam as carteiras perdidas no trem".
Mas certamente não é porque respeitam a privacidade dos outros.
Os tablóides ingleses são os campeões de "vender escandalos".
Nenhum povo é tão consumidor de noticias sobre intimidades entre quatro paredes do que o povo ingles.
Qualquer pessoa com uma razoável notoriedade não pode andar sossegado nas ruas de Londres.
Sempre tem um diligente fotógrafo para fornecer alguma foto que vai correr o mundo.
Os corneteiros lembram para David Coimbra o último episódio da falta de respeito na Inglaterra.A noticia da falsa gravidez da Princesa.
Não sabemos s motivos porque os ingleses "não tomam as carteiras perdidas".
Mas certamente não é porque respeitam a privacidade dos outros....