segunda-feira, 28 de agosto de 2017

A insuperável Marta Gleich (Pelo colunista Ricardo A do blog cornetadorw)

A Insuperável Marta Gleich
Eis que nossa Editora-Chefe de Zero Hora volta à carga! Está pedindo passagem no time da IVI. Teremos, pela primeira vez na história deste país, uma seleção da IVI com presença feminina? Ou estaria ela buscando uma vaga de dirigente? Só o futuro dirá.
Enfim, ao anunciar os novos colunistas do jornal, no final do mês de julho, Marta Gleich saiu-se com essa:
“A seção de Grêmio, Inter e outros esportes de ZH aos fins de semana passa a se chamar ’Jornada Esportiva’, integrada com a Gaúcha, e traz três estrelas da rádio para compor o seu time, já formado por Diogo Olivier, Luiz Zini Pires, Maurício Saraiva e Wianey Carlet. Agora Pedro Ernesto Denardin passa a ter uma coluna aos fins de semana em ZH. Diori Vasconcelos, com arbitragem, e Marcos Bertoncello, com estatísticas de futebol, também passam a integrar o time.
Tudo isso foi feito com muita pesquisa e teste com assinantes do jornal. Foram várias rodadas com nosso público, para entender o que você gosta de ler, o que é mais importante e quais conteúdos mereciam melhorias. Não perca a partir da próxima edição de fim de semana. E depois me conte se você gostou.”
Meu Deus! Olha o time ZH montou:
Diogo Olivier, Luiz Zini Pires, Maurício Saraiva, Pedro Ernesto Denardin, Diori Vasconcelos e Marcos Bertoncello. Tá bom assim, torcedor gremista? Tá gostando? Tá legal? Dá prazer de ler? Imagine você recebendo sua ZH no sábado de manhã e começar o fim de semana lendo essa patota toda reunida. Um tricolor que consegue ler um jornal assim merece um prêmio! Ainda temos Luis Henrique Benfica cobrindo o dia a dia do Grêmio e Leonardo Oliveira dando palpites. Não é demais? O Wianey Carlet só não está mais na equipe porque conseguiu ser mandado embora logo depois do anúncio da Marta Gleich.
Mas vamos analisar essa notícia por partes:
“A seção de Grêmio, Inter e outros esportes de ZH aos fins de semana passa a se chamar ‘Jornada Esportiva’, integrada com a Gaúcha”. Ora, se ZH está integrada com a Gaúcha, está também “ao lado do Inter na segunda divisão”, como anuncia oficialmente seu locutor-chefe Pedro Ernesto, em assunto já discutido neste espaço.
“Agora Pedro Ernesto Denardin passa a ter uma coluna aos fins de semana em ZH. Diori Vasconcelos , com arbitragem, e Marcos Bertoncello, com estatísticas de futebol, também passam a integrar o time.” Saravá, meu Pai! Definitivamente, a IVI pegou em armas. Isso sim é ataque em bloco! Pedro Ernesto Denardin dispensa comentários. O multiplicador de holandeses, o propagandista do legado da Copa. O Comedor de Salmão. O homem ao lado do Inter na segunda divisão. Diori Vasconcelos é o Presidente da CIA (Comentaristas Isentos de Arbitragem). Sempre tem uma nova recomendação da FIFA embaixo do braço para validar pênaltis, impedimentos e gols para o Colorado. E desdenhar das reclamações gremistas. 
Por fim, Marcos Bertoncello, que já integrou a Rádio Colorada, veículo oficial do clube. (http://www.internacional.com.br/conteudo?modulo=2&setor=18&codigo=11449
Leva à risca o ditado que diz que “Estatística é a arte de torturar os números até que eles confessem”. Não vou me ater aos detalhes da atuação dos novos reforços da Zero Hora, pois quem acompanha esse blog já conhece o modus operandi de cada um.
“Tudo isso foi feito com muita pesquisa e teste com assinantes do jornal.” Para mim, essa frase é o ápice. Temos, aqui, a prova provada de que os gremistas não assinam Zero Hora. A campanha das redes sociais #JáCancelouSuaZH? deu certo! Não é crível nem admissível que torcedores do Grêmio gostem de ler ou ouvir Diori Vasconcelos. Só se for para ter úlceras.
“Foram várias rodadas com nosso público, para entender o que você gosta de ler, o que é mais importante e quais conteúdos mereciam melhorias.” Juro que gostaria de ter acesso a esse material. Juro mesmo! Vou pedir isso para a Marta Gleich. Deve ser muito divertido. Imaginem que essa pesquisa foi feita ‘em várias rodadas com o público do jornal’. Devem ter sido rodadas de chopes cremosos. Talvez na casa da editora, ou de seus chefes, todos colorados. Ou ainda em alguma bolha, desconectada da realidade e da internet.
“Depois me conte se você gostou”. Bom, é ela quem está pedindo. Pode deixar, Marta! Vou lhe contar! Gostaria de mandar um rotundo “Não vi e não gostei”, mas, infelizmente, acabei me deparando com algumas edições de ZH. Acontece. Passei os olhos pela incrível cobertura do dia em que o Inter alcançou a liderança da segunda divisão. Parecia edição extra de título (AQUI)! Também li Pedro Ernesto decretando que “Time grande não cai. O que caiu foi o time ruim montado no ano passado”. Dispensa comentários. Também vi que a agenda negativa contra o Grêmio nunca esteve tão forte. Conseguiram até fazer o Bolanhos desistir. O equatoriano não aguentou. A IVI não é para os fracos.
Acredito que a caixa postal de marta.gleich@zerohora.com.br ficará lotada de impressões dos leitores. As minhas serão negativas, não sei as de vocês.