domingo, 20 de agosto de 2017

COLUNA DO GUBERMAN (Parte II)

O LEGADO DO GLUGLU PIPOCA OU A  SONORA FESTA DA IVI
(parte II)
Lembram da coluna de hoje? Pois bem, deveriam. Mas não tem problema caso não a recordem, podem ler essa primeiro, já que estão por aqui. Hoje continuamos falando da festa imensa que a IVI anda fazendo porque o time do coração isento dela anda com performance de mestres incontestáveis (e eles nem ruborescem quando saem-se com essa). E um dos principais e rutilantes protagonistas dessa semana tão interessante é o rubicundo apresentador do Sala de Babação e narrador, Pedro Legado, o desinformado.

Legado começou a semana demonstrando aos quatro ventos seu legado enorme de ignorância ao, querendo secar de maneira afoita, resolveu, via twitter e coluninha, pôr o Grêmio em alerta contra o Cruzeiro que, elevado à categoria temporária de time de predileção da IVI, iria nos massacrar, alertava-nos, com um pitada de satisfação sardônica, o teratológico Mestre da IVI. Para nos aplicar uma derrota acachapante, alertava o amigo do Novelletto, o Cruzeiro usaria um jogador letal, o Sassá. Tremei, hostes tricolores, o time mineiro vencer-nos-ia, humilhar-nos-ia a golpes de Sassá, um verdadeiro Conan dos gramados. 

Com aquela alegria toda habitando o coraçãozinho enorme do Novo Sala dos Dinossauros, deu-nos até pena em ter de avisar que o Sassá não estava inscrito na Copa do Brasil... Logo, não nos enfrentaria e, desta feita, não seria a arma letal que ele ameaçara seria brandida contra nós. Ué, Alice? Como assim? Então o jornalista-mago da Rádio Gaúcha, o colunista estrela da ZH não foi diligente ou cuidadoso o suficiente para verificar o regulamento da competição em que ele queria-nos secar! Ora, Srs., a vontade de azarar e atenazar-nos era de tal envergadura que ele cometeu o pecado mortal para a credibilidade de um jornalista: deu azo a toda sua fealdade e amargor de maneira tão ridícula e açodada que, fosse a ZH ou a gaúcha veículos sérios, isso teria valido ao apresentador e arremedo de cronista uma reprimenda. O que aconteceu? Brancas nuvens.

Em um universo normal, isso, também, seria sinal para que o apereciador de salmão maneirasse nas afetações. Qual o quê! Isso parece ter-lhe atiçado a sanha e ele decuplicou os esforços para criar crise no Grêmio. 

  Ganhamos na quarta-feira do Cruzeiro e, logo a seguir, pôs-se o velho locutor e secador em tempo integral a repetir a ladainha mais velha que posição de andar para a frente que a vitória “magra”na Arena era vantagem enganadora, que o Cruzeiro “bastava” um gol e levaria tudo aos penais, o que dava vantagem aos mineiros... Imediatamente, também, quis ressuscitar o sindicato do pontinho fora, que o Grêmio tinha de “jogar fechado” e ir por uma bolinha, de preferência de cabeça e alçada na área. Ou seja, os velhos mantras ultrapassados da IVI. Coisas superadas há lustros e lustros no futebol mundial mas que ainda agradam aos vetustos “jornalistas”da ivi, com o Salmão Legado à frente.

Um dos grandes méritos do time do Renato foi ter sepultado essa idéia absurda e canhestra. Foi ter jogado uma pá de cal sobre as harpias sinpofistas que clamavam por ir à casa do adversário jogar por um pontinho fora, choravam por um empate. Isso é o vestibular para o fracasso. Aquele que vai jogar fora pensando assim já conquistou meia-derrota. Pois bem, esse espírito maléfico assombrou o Grêmio por muito tempo até que foi enfim exorcizado (esperamos que definitivamente) do nosso time. Todos os jornalistas da IVI, vendo isso, e inconformados com as vitórias e com o time ofensivo que temos, volta e meia – e Pedro Ernesto na frente – querem trazer de volta tão canhestro espectro. Suas invectivas isentas (ele só quer o mal para o Grêmio) têm caído em ouvidos moucos no Tricolor. Salvo os justinos de plantão que insistem em dar-lhe trela.  O presidente da IVI, porém, não cansa e não cansará. E tanto assim é que terminou a semana com uma coluna muito vermelha, publicada na quinta-feira, sob o título ˜luan é quem perde mais se não for vendido nem tiver renovado o seu contrato”.

Em um arrazoado confuso e que, notoriamente, tinha a intenção de provocar cizânia e mal estar, o arremedo de jornalista, saiu-se com uma idiotice sem mais tamanho, a dizer que o Grêmio poderia retirar o Luan do time e o jogador ficaria sem jogar até janeiro de 2019! Da onde ele tirou essa sandice? 

Simples. Tivemos o desprazer de ler aquela coluna. Fizemos isso não por masoquismo, mas porque tínhamos de entender qual o raciocínio torpe e distorcido levou o Legado a chegar àquela inacreditável conclusão. E o que vimos foi um amontoado de erros de português, solecismos e conclusões forçadas, a golpes de distorção... A coluna dava seqüência à novela criada pela IVI da venda do Luan. Cada dia, um clube novo e novas suposições, cada uma mais fantasiosa que a outra. A vontade de ver uma crise instalada no Grêmio ou uma ruptura entre a torcida e o novo ídolo chegaram à mais pura picaretagem por parte do Pedro Ernesto.

Sem qualquer fundamento, ele conclui dizendo que se terminar o mês e o clube não o vender ou não renovar com o jogador, o “Grêmio poderá retirá-lo do time, e ele ficará sem jogar de setembro desse ano até janeiro de 2019”.Cara de pau é elogio para qualificar uma tal coluna. E como se pode prestar um suposto profissional a tal papel? Reconhecem que o Luan é um jogador superior e muito bom, mas têm medo que ele permaneça no clube. Por isso, querem criar crise, inventar uma dissensão entre o jogador e o clube que não existe. Mesmo que não se venda o Luan e, por um aborto da natureza, não se renove (o que é virtualmente impossível), por que diabos ele seria relegado ao ostracismo? Mais além: por que não se renovaria? O Luan está focado no campeonato e fechado com o time. Por que a insistência maléfica e doentia da IVI em querer criar problemas que não existem. A tal coluna de Pedro Ernesto é só um punhado de bobagens eructadas em meio ao seu despeito atávico por tudo o que é tricolor. O pior é ver gremistas repetindo, aflitos, aquele amontoado de suposições distorcidas sem qualquer elemento fático que lhe dê substância.

Não canso de dizer: não dêem guarida ao que diz ou escreve a IVI, muito menos ao Pedro Legado. Afinal, ele é um dos maiores instigadores para que o Grêmio largue o brasileiro. Estamos bem nas três competições e isso é insuportável para a IVI. Os ataques foram em bloco e continuarão sendo. Tanto é que, como alertei, a semana foi pródiga. E amanhã terminaremos com o exame do trio do apocalipse, falando do Diogo Pipoca.