sábado, 18 de novembro de 2017

Coluna de Flavio Guberman

                                             A VELHA ESPARRELA DO RURALITO


  Muitíssimo interessante. Saiu a tabela do Ruralito 2018.  Com a final começando dia 22, com tantos assuntos e tantas patacoadas por parte da imprensa vermelha isenta e inconsolável (agora que todas suas previsões para o time vermelho e para nós não se concretizaram), por que falar do Ruralito 2018? Porque a atual presidência da FGF, do alto de sua ilegitimidade (ele pensa que todos esquecemos do que dizia o então artigo 31 do estatuto), agiu nas sombras novamente para o gáudio de seus interesses pessoais e do clube de sua predileção.

    Evidentemente que poderíamos ter optado por mostrar a todos as barbaridades de Zini Pires, o GluGlu e sua coluna sobre o “maior campeão do século”  ou a tentativa inerente da valorização do “título nacional contra o América”, como escreveu o tal Marcos BertoncIVIello. Só que, de uma forma ou de outra, sobre isso há outros meios e tempos, já que o comportamento deles não muda. A questão do futuro campeonato regional, porém, cuja tabela terminou de ser divulgada, é quente, premente e ainda há tempo do Grêmio, institucionalmente, posicionar-se de forma veemente.

Igualmente, outra coisa que nos fez optar por escrever sobre isso foi a reação no twitter quando publicamos isso e tecemos considerações. A justinaria, ensandecida,  quis-nos fazer a vivissecção ou estraçalhar-nos a jugular! Houve os que nos chamaram de “criador de casos”, houve os fiscais de quilometragem... Houve ofensas quando sugerimos largar o Ruralito. Então, havendo justinos dando razão à IVI e à FGF, é nosso dever chamar ainda mais a atenção de todos às manobras levadas a efeito pela FGF.

  Algumas coisas de sempre na tabela divulgada: Grêmio viaja muitíssimo mais que o time do Presidente isento da FGF, em dias mais corridos e joga na grama sintética daquele estádio no forno do verão. Sim, aquele time viaja a Caxias e a Rio Grande. Nós viajaremos a Veranópolis, Ijuí, Caxias e 

                  O Gre-nal do turno será apenas em março, 11/3, adiado da rodada original e será no Beira-rio. Coincidência? Nunca. É Novelletto. Pois somos paranóicos!  Ah, pois é! Espiem só! E se pensarmos, então, que esse adiamento é apenas para dar tempo ao grupo de vermelhos de maneira que este tome forma e pegue ritmo? Aí sim será pura paranóia... E, como lembrou-me no Twitter o Daniel Matador, sem contarmos com o fato (puramente paranóico, claro) que todos os presidentes de clubes do interior (apoiadores incondicionais do Noveletto) querem que o Grêmio jogue em suas cidades porque sempre é garantia de casa cheia e arrecadação nas alturas, algo muito diferente do que se passa com outro clube aí.

Há mais, todavia. E pior. A data do Grenal (11/3)? É outra questão de extrema relevância: a 3 dias da estréia da Libertadores 2018 (14/3) da qual o Grêmio participa e os vermelhos, não. Pura coincidência. Pura paranóia nossa. Isso já aconteceu esse ano, meus amigos! E sabemos que a federação não ouvirá a razão e não quererá adiar o jogo! No início desse ano, fizemos uma coluna que tratava desse mesmo assunto. Tem que ser muito míope e tacanho para não enxergar que marcar o Grenal para 11/3 é manobra porque a estréia do Grêmio na Libertadores é dia 14/3, reitere-se, que o Binter não participa (como de hábito). Logo, o Grêmio poderá poupar elenco ou não querer comprometer jogadores (lembrem-se do Bolanos). Assim, poderá o sci, hoje ainda na B, levar vantagem. Quem tem medo de quem? Neurônios devem ser usados.

  Conclui-se, inafastável e irretorquivelmente que a tabela foi arrumada pelo mesmo modificador de PDF que vocês conhecem. Datas jogadas a esmo... tudo na base da acochambração e do compadrio, sem qualquer critério e ainda querem passar o cachorro vermelho de que houve sorteio. Mas que sorteiozinho sorrateiro e que sorte enorme os vermelhos sempre têm!

  Exatamente por isso que eu advogo o total abandono do Ruralito! Na verdade, defendo o fim dos estaduais e a ampliação do nacional para seis séries, sendo as duas últimas grandes blocos regionais e inter-regionais de disputa, com grupos e chaveamentos, que darão acesso à série D. Isso é uma outra questão. Na pior das hipóteses, o Grêmio tem de ter coragem para colocar um time reserva, um sub-20, dar ritmo e experiência aos jogadores da base. Isso, além de corajoso, marcaria uma posição inédita no país. E, se o clube decidir dar esse tapa com luvas de pelica no rosto da FGF, cabe-nos apoiar e não deixar os justinos eructarem sandices, porque a IVI vai iniciar uma campanha de rara virulência contra o clube e a presidência.

  É necessário, porém, que se faça isso. Acabar com os nababos das federações passa por miná-los e isso se tem de fazer. O futebol do RS já sofreu demais nas mãos de Noveletto. . Chega!