domingo, 24 de junho de 2018

Coluna de Flavio Gubermann

A VELHA TÁTICA


Nesse período de pausa do campeonato brasileiro, falta assunto à IVI. Eles, porém, não param. Ao contrário, seguem hialinamente aquela cartilha do quanto pior melhor. E assim seguem as coisas no Rio Grande. Essa semana já tivemos, por exemplo, problemas no vestiário do Grêmio em decorrência do André, Olimpico abandonado e gestão da Arena. Do outro lado, tivemos cobertura ao vivo em visita à delegacia, ameaças aos que ousem falar qualquer coisa do clube vermelho e silêncio sepulcral sobre o desaparecimento de um importante jogador por duas semanas. Houve, também, cobertura direta das férias de jogadores do inter para vários lugares, inclusive viagens conjuntas, o que foi vendido como prova de "clima fraterno no vestiário".Por que digo isso? Porque se uma viagem juntos prova que nada havia de problemas lá, acaso os jogadores do Grêmio viajando juntos em férias não seria prova que não havia qualquer crise no Grêmio? Só que aí a mesma evidência que, do lado de lá, rechaçaria a crise, do lado de cá nada quis dizer e foi ignorada pela turma vermelha isenta que maneja a imprensa esportiva. Isso, porém, é seguir à risca o manual IVI de redação de artigos. E isso aplica-se, também, a jogadores que se destacaram ou passaram pelos dois times.No jogo da seleção brasileira de sexta, o maior destaque positivo foi o Douglas Costa. Ele entrou no jogo e foi decisivo para a vitória em cima da Costa Rica por 2x0. E qual foi a manchete da zh? ˜Jogador da Juventus foi decisivo". Quando esse mesmo jogador teve um período que a IVI qualificava de ˜cheio de problemas" no futebol alemão, as reiteradas manchetes começavam invariavelmente como ˜Ex-Jogador do Grêmio"!
Douglas Costa foi vítima contumaz da IVI. Quando ainda estava na Casamata Tricolor, foi sistematicamente enxovalhado pela imprensa isenta vermelha e houve muitos gremistas que, justinos, embarcaram na onda. Conseguiu-se criar um clima ruim para o jogador que, hostilizado por um limitado e ruim treinador, o Juarez, acabou por deixar o Grêmio. Infelizmente, devo dizer. Permaneceu gremista. Vive postando nas redes sociais coisas relacionadas ao Grêmio e mostrando seu amor ao clube. Isso a IVI não perdoa. Obrigada, então, a falar sobre a performance do jogador, não mencionou que era ex-jogador do Grêmio. A máxima da IVI é muito simples de entender: fatos positivos nunca são colocados ao lado do nome do Grêmio. Se fosse uma polêmica ou alguma coisa ruim, podem contar, a adjetivação como "ex-Grêmio lá estaria".Ainda duvidam? Hoje de manhã (tarde na Rússia), chegou a triste notícia de que Douglas Costa estava lesionado e que não poderia jogar contra a Sérvia. Embora o médico da seleção, em entrevista, tenha dito que não se poderia prever ainda o tempo de recuperação e quando o jogador poderia retornar, tanto na Rádio Gaúcha quanto na Guaíba foi imediatamente veiculado que o "ex-jogador do Grêmio está fora do copa". Mais longe: na zh, edição digital, saiu às 13h, coluninha-fel de Papoula Oliveira, o Leonardo, dizendo que "Lesão de ex-gremista faz subir a cotação de ex-colorado na Seleção Brasileira". Ah! Agora o jogador voltou a ser "ex-Gremista"? Com o fato negativo, voltou o adjetivo "ex-Grêmio"! Ontem, com os fatos positivos, nem um pio sobre isso... (Força, Douglas Costa, estamos todos, gremistas de verdade, querendo a tua pronta recuperação). E o insidioso Leonardo Papoula ainda vai mais longe: tenta, a qualquer custo, dar um gás na figura de Taison cuja convocação é, para dizer o mínimo, curiosa. E não conseguiu esconder sua satisfação com a lesão de Douglas Costa.

Enquanto isso, a IVI ovula pelo Rosácea Becker, o braço de jacaré que falhou miseravelmente no gol da Suíça na primeira partida (qualquer um sabe que bola na pequena área daquele jeito é do goleiro e ele não se mexeu naquele lance!) e que, na segunda partida, naquela bola da Costa Rica que raspou o travessão, se a pontaria do costa-riquenho fosse melhor, teríamos tomado um gol, já que ele, de novo, ficara plantado. A todo momento comenta que ele é "ex-sci". Taison Tapa também, embora o jogador, no vídeo em que agradecia a convocação, não tenha mencionado o sci. Ora, esses dois NADA fizeram na seleção e têm seus nomes colados ao sci. A verdade é que talvez Taison, no esquema de Tite, possa acender as pontas. É o modus operandi clássico da ivi.Qual o time do RS que efetivamente tem um jogador na seleção? O Grêmio. E quais as menções estamos vendo a isso na imprensa gaúcha? Zero! Enquanto isso, os colorados estão rindo porque o Arthur não foi convocado (e a IVI repetindo a corneta, que agora e saudável, mas quando somos nós a fazê-la é provocação)! Rindo de quê? É uma baita injustiça, sim, Arthur e Luan terem sido ignorados pelo Tite e haver-se convocado jogadores lesionados como Fred. Só que os que estão rindo da não convocação não têm jogadores do seu time na seleção. Só ex-jogadores. Nós, por outro lado, temos um ídolo gremista jogador atual, Geromel, e um ídolo gremista, Douglas Costa, ex-jogador do Grêmio e torcedor do time! Isso, porém, eles não dirão nem sob tortura... Quando obrigados a elogiar, só mencionarão a Juventus. E se algum deles fizer menção ao Grêmio, podem ter certeza, só mencionarão a meia dúzia de abobados que hostilizaram o jogador.

E o Mario Fernandes? Rápidas palavras sobre ele. Jogador que se identificava muito com o Grêmio, o ex-tricolor é ídolo da Rússia, onde a convocação para a seleção eslava estará sempre garantida enquanto ele atuar. Quando os veículos gaúchos mencionaram a performance da seleção anfitriã perante a Arábia Saudita e o Egito, só falaram do Mario Fernandes en passant e, assim mesmo, sem qualquer referência a ser ex-Grêmio. O de sempre, então. Quando falaram nele semana passada, a que se referiram? Que ele tinha problemas quando em Porto Alegre (festas e bebidas) e que, na Rússia, estaria tendo problemas de adaptação. E que problemas! Ídolo da torcida nacional russa, quando não pôde disputar a Copa das Confederações, houve nota de lamento até do presidente Putin! A seleção russa hoje tem no jogador, um dos elementos de referência. Confrontados com essa realidade, sem saída, inventaram que o jogador não consegue dominar o idioma russo. Sinceramente, o Russo do Mario Fernandes é melhor que o Português do Zini ou do Pedro Ernesto, mas ainda que fosse, que relevância isso teria ou no que isso impediria que a torcida tivesse no jogador um ídolo?
A verdade, porém, é e sempre será ignorada pela IVI cuja técnica é mais antiga que posição de andar para frente: o que é bom para o Grêmio, esconde-se. O que é ruim, a gente associa, mesmo que, para isso, se necessite distorcer ou inventar. E ainda há quem dê trela à cáfila que se proclama isenta.
Flavio Gubermann