O Grêmio, com o ok de Fábio Koff (foto), e a Arena Porto-Alegrense planejam colocar balizas antiesmagamento no Setor Norte, nível 1, onde se localiza a Geral. O modelo seguiria o mesmo adotado por alguns bons estádios da Europa.Mas, antes, é preciso convencer os Bombeiros. Depois, será necessário ainda mudar o projeto original da Arena, já aprovado pelas autoridades.
NOTA DO CORNETEIRO
Na Europa,na Argentina e no Uruguai existem estádios onde tem as abalizas antiesmagmento ou para avalanches.
Existe aqui perto...... na Bombonera
A propósito deste tem recebi o email do leitor Marcelo.
Que transcrevo na íntegra.
A torcida gremista foi engrupida pela Direção anterior, que prometeu uma Arena na forma de caldeirão, com espaço para torcedores em pé e para a tradicional avalanche, e agora se vê dentro de uma panela da Polishop, um "equipamento" moderno e silencioso, que não combina com a festa do futebol. Por culpa da Direção anterior, que não foi transparente com a torcida gremista ao esconder detalhes do projeto do setor em que, segundo prometido, se torceria em pé. A Geral e sua avalanche eram para ser o grande espetáculo da Arena, o principal fator de pressão sobre os adversários...
Quando estive na Arena, ainda em obras, antes da inauguração, fiquei impressionado com a inclinação do setor da Geral e como eram estreitos e altos os degraus. Os sábios tricolores visitaram a Allianz Area, na Alemanha, mas esqueceram de visitar o próprio Olímpico (onde nunca houve incidentes) ou o Centenário, em Montevideo, onde as arquibancadas destinadas a "las barras" são menos inclinadas e possuem degraus mais largos e não tão altos, sem falar no enorme alambrado que protege contra quedas dentro do campo.
Segundo constou em http://diariogaucho.clicrbs.com.br/rs/esporte/gremio/noticia/2012/11/oas-indicou-normas-de-seguranca-que-barram-avalanche-para-o-corpo-de-bombeiros-3964825.html, a própria OAS teria apresentado aos Bombeiros uma planta na qual o setor aparecia COM cadeiras. PORQUE a direção anterior não cumpriu a sua palavra com o torcedor? Porque não buscou a tempo uma solução técnica com a OAS no momento da construção? Porque não avisaram a torcida que não haveria avalanche? Estavam com medo de perder a eleição que se aproximava?
Agora só restou a alternativa se valerem das barras metálicas, conhecidas na Argentina como "para-avalanchas", que em La Bombonera foram colocadas inclusive nas arquibancadas superiores (fotos em acima) sem incidentes. Dizem que o barulho que produzem quando percutidas é ensurdecedor para os adversários. As fotos demonstram que é possível continuar torcendo de pé, com preços acessíveis. Demonstram que não há risco algum se as barras forem colocadas inclusive mais espaçadas do que na Argentina, permitindo não uma única, mas várias pequenas avalanches controladas, que passariam entre as barras metálicas e esbarrariam no anteparo metálico mais próximo, compensando a inclinação da arquibancada.
___ ___ ___ ___ ___barras de ferro
___ ___ ___ ___
___ ___ ___ ___ ___
____________________________barra de ferro única
piso "térreo" da arquibancada
======================
muro de cimento decente
======================
campo
Exite solução técnica para corrigir o problema E MANTER A AVALANCHE com segurança, mas falta boa vontade dos bombeiros, além de mais empenho da atual direção gremista.
Do contrário, a festejada Arena será nada mais que um "equipamento", um ambiente inanimado, sem vida, elitista e sem vibração.
O artigo abaixo, do Mauro Cezar Pereira, da ESPN, é revelador sobre essa avalanche de assepsia que está matando o nosso futebol.
http://espn.estadao.com.br/post/307421_acabem-com-a-avalanche-do-politicamente-correto-da-caretice-que-esta-matando-o-futebol