sábado, 29 de julho de 2017

Coluna do Guberman

A SEMANA DA FINAL COPA DO MUNDO PARA A IVI
E a semana começou com a torcida para frente da IVI de modo que o jogo contra o sofrível Oeste foi elevado, pelos próceres isentos vermelhos da imprensa gaúcha à alçada da final da copa do mundo. Um dos mais empolgados com isso foi o nefando Diogo Pipoca, mas o nosso mais que conhecido Malfiquinha não ficou atrás. Em todos os jornais do país, salta aos olhos a questão dessa ser a Série B mais disputada da história: todos disputando para ver quem é pior, mas, para a turma da IVI, isso é algo que não se pode revelar nem sob tortura. Na verdade, meus amigos, eles estão eufóricos com a vitória na Batalha do Sal Grosso? Deixa-os na ilusão doce que foi justamente isso que os conduziu à B e que os fará lá permanecer.

  Quando estávamos com a atenção no jogo da Copa do Brasil, eis que veio a coluna ridícula do Tudólogo Coimbra. E qual foi o procedimento ali empregado? O usual da IVI, ou seja, uma coluna falsamente elogiosa, pontuada com a crítica velada, terminando com a comparação onipresente com o time do lado de lá. Como é impossível comparar o Grêmio com o inBer, David Fascinado pelo Vermelho Coimbra ressuscitou Caçapava e Cia., deixando a bola na frente do gol para que, após sua coluna, outros IVIstas pegassem a tocha e usassem a desculpa para concluírem que o inBer de 75 era melhor. Bingo! Foi precisamente isso que teve lugar. Montaram reportagem extensa, comparando um a um os jogadores de antanho dos afundados e os jogadores de hoje do Grêmio. Alguém, em sã consciência, tinha dúvidas do que aconteceria? Deu o time dos vermelhos... Casou a coluna uma celeuma mestra. No entanto, meus amigos, deixa-lhes dizer, como se pode dar crédito a Coimbra, o mesmo que decretou que Muriel-Mãozinhas-de-Alface era o “melhor goleiro do Brasil”? Coimbra entende tanto de futebol que decretou já uns quatro ou cinco títulos colorados no brasileirão, uns dois títulos na libertadores e já previu a vitória do scBi  sobre a Inter de Milão e a conquista de mundial. Em síntese, um pródigo em sandices. Claro que foi mais uma tentativa da IVI em criar polêmica (que deu em coisa alguma), até porque eles não desistem e têm de inventar crise sobre crise. Só que a turma da IVI deitou falação em cima disso, intercalando essa “vitória”colorada com o “já ganhou” na quinta-feira em cima do Atlético paranaense. O bom é que a torcida gremista não embarcou nessa, deixando os dinossauros do Sala de babação falando sozinhos e cobrindo-se de ridículo, até porque o Grêmio e sua torcida sabiam que tinham um jogo importante. Foram os bobos da IVI – e apenas eles – que ficaram de oba-oba, esquecendo que o time da bolha e do salto é outro...

E aí o Grêmio ganhou e o que fez Diogo Pipoca? O Wianey de amanhã saiu-se com uma coluna falsamente elogiosa a Pedro Rocha mas que, na verdade, tinha o intuito de alfinetar o Luan.  Disse que PR é mais que um atacante, é mais que um meia, é mais que tudo... Isso para dizer que joga mais que o Luan. Ah, por favor... Se o vivente tivesse estômago e fosse ler o texto do Olivier Futuro Carlet, veria que ele, quando deveria falar do boníssimo momento do jogador, passou mais tempo desancando o Luan, e sem qualquer fundamento. Falso elogio; na verdade, uma tentativa de buscar uma crise. Por caridade, alguém aí teria a bondade de resgatar os textos inúmeros em que Monsieur Pipoca ficava de taperobagem com o Pedro Rocha? Mas que incômodo, seu! Todos os dias, na Ipiranga, o Grêmio enfrenta a IVI em jogos que marcam disputa direta pela secação...

Essa, também, foi a semana das colunas falsamente elogiosas. Falemos, então, do Malfiquinha, que foi autor de uma dessas. O inventor da crise das ovelhas saiu-se com curtíssimo texto a dizer que se deveria investigar como o Renato pode ser um treinador tão bem sucedido no Grêmio após ter ficado dois anos parados. Sublinhou que o Renato não gosta de falar no assunto e, firula para lá e para cá, LHB não conclui nada, fica no terreno das ilações e conjecturas, apenas para dar a entender que o Renato não é o verdadeiro treinador. Sim, porque é esse o mote da coluna dele (e também há a incontornável intenção de se caçarem alguns cliques com isso). A insídia é grande, Srs., porque, justiça seja feita, Benfica-pequeno (em todas as acepções), pode dizer que isso é interpretação, que ele não escreveu isso. Benfica não engole o Renato, nunca o engoliu e há histórico de enfrentamento muito anterior àquela épica entrevista em que Renato mandou-lhe nos peitos (e ele rolou coxilha abaixo) que ele era colorado (recordam-se das furibundas colunas da IVI em defesa do coleguinha?). O Malfica Menor sempre teve visceral ojeriza ao Renato e não pode admitir que ele seja bem sucedido. Sempre deixou claro, em diversos textos nas passagens do Renato no Grêmio, que o atual técnico não era treinador etc. Então, forçosamente, para que se explique o sucesso do atual time Imortal, Benfica tem de tentar excluir Portaluppi da equação e isso só é possível se ele der a entender que há uma eminência parda qualquer na casamata Tricolor. 

É o canto desesperado de mais um arremedo de jornalista, cronista-mor de resultados da IVI da Ipiranga e que, insisto, não tem qualquer crédito. Querem a prova? Já esqueceram da coluna dele acerca do “lado bom da B”? E vendo que a coisa anda muito ruim para a turma da Padre Cacique, ontem ele saiu-se com uma pérola digna de figurar nos anais das mais estúpidas asserções da IVI. Disse ele que “ é melhor só se classificar pois os jogadores teriam vergonha de serem campeões da série B”. Haja salmão para fazer descer uma sandice desse jaez! Já estamos preparando o discurso porque estão certos que o discurso do “sobe com naturalidade” e “com várias rodadas de antecipação” foi-se lomba abaixo. Com essa declaração, aquele que comemorou com grande entusiasmo a Recopa Gaúcha (a tacinha que o tio novelletto criou para as criancinhas mimadas do time de lá), mostra que é mal informado e um grande ignorante das regras, por exemplo, da Copa do Brasil, já que o campeão da B entra diretamente nas oitavas da competição. Oitavas essas que já contam com o Luverdense e o Bahia, campeões da Copa Verde e da Copa do Nordeste. Enfim, é esse o nível da Crônica esportiva gaúcha. Nunca, porém, os subestimem.

Por fim, devo indagar duas questões de suma importância: primeiro, por onde andará o presidente da Federação, em geral tão palrante e agora tão ausente? Houve jogos importantes da terceirona gaúcha, clubes subiram à divisão de acesso, mas o parceiro comercial das lojas multisom não é visto há tempos, desde da penhora determinada por conta de dívidas fiscais. Não é esse o tópico aqui, todavia. O presidente da federação, cuja presença no posto viola o artigo 31 do Estatuto (isso não será esquecido), tenta-se manter nos bastidores, quieto e sem qualquer estardalhaço, não se pronunciando sobre absolutamente nada. Tenta, dessa maneira, fazer-se eclipsar e ser momentaneamente esquecido. O interessante, Srs., é que a grande imprensa esportiva gaúcha não apura absolutamente nada. Não questiona ou procura saber. Aquiesce e quando convocada, cerra fileiras em torno do Presidente Isento. Já disse isso e aqui torno a dizer: não o esquecemos, Sr. Presidente. Digamos que se está no período de calmaria que precede a uma grande tormenta.

  O segundo tópico é muito simples: o prazo do pagamento da multa de R$ 720.000,00 já se esvaiu. Ela foi paga? Se houvesse sido do lado bom e azul da força, teríamos contagem regressiva para o pagamento, conjecturas de como o dinheiro seria levantado, foto do recebimento, ilações idiotas sobre a TED do pagamento, matéria sobre o despacho de certificação... Evidentemente que, no caso da Turma do PDF mágico, nem uma palavra, naquele silencioso respeito à direção colorada. E poderíamos ampliar a lista dos silêncios (Victor Cuesta-Elton, por exemplo; ou, ainda, as tais organizadas estão punidas, mas estavam presentes no jogo contra o Oeste, a cafajestagem da arbitragem contra o Luverdense...) até o infinito. Sim, porque, de fato, o papel da Imprensa é ficar em silêncio de acordo como sua conveniência. Silêncios eloqüentes, como eu costumo apontar. 

Enfim, Srs., fica aqui, mais uma vez aquele reiterado alerta para que não se consuma o produto tóxico e maniqueísta oferecido pela IVI. Ela não mudará; o que tem de mudar é a postura de uma parte significativa dos gremistas em relação a ela.