terça-feira, 14 de novembro de 2017

A estréia de Ancheta. (Por Daison Santana)



CORINTHIANS  1 X 1  GRÊMIO - Há 46 anos, a estreia de Ancheta com a camisa do Grêmio (Ele atuou entre 1971-1980; sendo 3 vezes campeão gaúcho: 1977, 1979 e 1980).   

Competição: I Campeonato Nacional de Clubes / 1ª Fase - Grupo B x Grupo A
Data: domingo, 14/novembro/1971
Horário: 16 horas
Local: Estádio do Pacaembu, São Paulo (SP)  
Árbitro: José Marçal Filho (RJ)   
Público: 39 322 pagantes + 154 (39 476)

Corinthians: Sídnei; Zé Maria, Almeida, Luís Carlos e Pedrinho; Tião e Nélson Lopes (Peri - 37 do 2ºT); Lindóia (Suingue - 15 do 2ºT), Mirandinha, Rivelino e Aladim; Técnico: Baltazar

Grêmio: Jair; VALDIR Espinosa, Ancheta, Beto e Everaldo; Jadir e Torino (Flecha - 23 do 2ºT); Joãozinho, Caio (Ivo WORTMANN - intervalo), Alcindo e Loivo; Técnico: Oto Glória  

Gols: Rivelino 33 do 1º tempo; Loivo 10 do 2º tempo  

**Jornal O GLOBO (Rio de Janeiro): "CORINTHIANS E GRÊMIO EMPATARAM DE 1 x 1"  
      
     Corinthians e Grêmio empataram de 1 x 1 ontem à tarde, no Pacaembu, num jôgo sem problemas. O Corinthians garantiu a sua posição como cabeça de chave e começou melhor para abrir o escore aos 33, através de Rivelino. Na etapa final, com uma atuação perfeita de de sua linha de zagueiros, pôde o quadro sulino se recuperar e chegar à igualdade num contra-ataque que culminou com uma cabeçada de Loivo, em posição discutida, depois de cruzamento da esquerda e falha de Almeida. De qualquer maneira, o tento gaúcho aos 57 minutos veio motivar novamente o Corinthians que parecia acomodado com a vantagem parcial, dando nôvo ritmo ao prélio que chegou a agradar nos instantes finais, quando o ataque paulista teve duas ou três excelentes oportunidades  para desempatar. Mas o empate de 1 x 1 acabou sendo resultado bom para as duas equipes ainda que o Corinthians, no cômputo geral das ações, tenha pressionado mais, exigindo do arqueiro Jair excelentes intervenções no primeiro tempo. A renda de Cr$ 255 808,00, com quase 40 mil pagantes, mostrou o entusiasmo da torcida corintiana nesta campanha realizada dentro da fase de classificação do torneio e que promete melhores perspectivas para a etapa decisiva. 

**Jornal do Brasil (Rio de Janeiro) - terça-feira,16/nov./1971: Num dos jogos mais aguardados da rodada, Corinthians x Grêmio, a atração foi o uruguaio Ancheta estreando na área dos gaúchos. Foi o melhor da defesa e graças a êle o Grêmio pôde sair do Pacaembu com um empate de 1 a 1, frente a um adversário que vem proporcionando atuações da maior categoria sendo apontado mesmo como melhor time da competição.