domingo, 25 de fevereiro de 2018

As duas versões .1968 o ano que não terminou



            matéria completa no link no final deste post!

Repórter Paulo Solano .Diário de Noticias (fevereiro de 1968))

" Lamentável sob todos os pontos de vista a atitude tomada pelo sr. Aparício Reis, genitor do atleta Bebeto. Puxou revólver e faca contra os jogadores tricolores numa ação intempestiva e que não condiz com a sua situação de policial, delegado de polícia, em Soledade. Um caso para ser levado em consideração pelas altas autoridades competentes. "

Email recebido (hoje) do historiador Marco Antonio Damian (12:59)

Eu tinha 12 anos e estava no estádio Wolmar Salton. Quando o Gaúcho empatou com o gol de Bebeto, cuja bola bateu no travessão e entrou poucos centímetros para dentro do gol, armou-se a confusão. Quando o goleiro Arlindo abraçou a bola que picara no chão, dentro do gol, os jogadores do Gaúcho já estavam comemorando. O bandeirinha correu para o meio do campo, em sua linha lateral  o árbitro confirmou o gol.
Os jogadores do Grêmio, todos eles, correram para cima do árbitro. Arlindo o mais exaltado. O árbitro foi-se abrigar próximo a mesa do representante da Federação, aonde estavam sentados os brigadianos. Sentado à mesa estava seu Aparício Vilasboas Reis, pai do Bebeto e Delegado de Polícia. Seu Aparício não enxergava direito, tinha problemas de visão. Assim, segundo seu relato alguns dias após, confundiu Arlindo, todo de preto, com o árbitro, que assim também se trajava. Desta forma, Seu Aparício foi dar um soco em Arlindo, pensando ser o árbitro que em seu julgamento, havia anulado o gol. Ao levantar o braço, apareceu, debaixo de seu paletó, o reluzente Schmidt Wesson, calibre 38. Foi aí que jogadores e os repórteres que estavam próximos se assustaram.

Após o tumulto o árbitro terminou o jogo, pois já se passavam dos 45 minutos do segundo tempo, quando Bebeto marcou este polêmico, mas legítimo gol. Mas afirmo, com toda a convicção de quem estava no estádio, próximo ao alambrado, que em nenhum momento alguém ou Seu Aparício puxou do revólver. Muito menos que se tenha dado tiro. Ficou tudo para o folclore.

No returno, no Estádio Olímpico, o árbitro do jogo, segundo relato feito a mim por Daizon Pontes, há alguns anos passado, chamou os jogadores do Gaúcho e disse: "Lá vocês puxam revólver". Aqui vamos ver se são machos". O Gaúcho levou 8 x 0, tendo o árbitro expulsado quatro jogadores do alviverde, um quinto simulou lesão e o jogo acabou antes do tempo regulamentar. 
https://cornetadorw.blogspot.com.br/2018/02/aconteceu-no-texas5-rodada-do.html