sábado, 10 de novembro de 2018

A coluna de Flavio Guberman


PEDRO ERNESTO ATACA NOVAMENTE.

            Talvez uma das mais constantes atividades da corneta anti-IVI seja rebater, combater e denunciar a Pedro Ernesto Denardin, o Pedro Legado. Quem não lembra, Pedro Ernesto ganhou do blog cornetadorw o apelido de Legado à época da Copa do Mundo quando, a despeito das irregularidades coruscantes e dos desenfreados gastos públicos dirigidos para favorecer uma entidade privada, o rubicundo e irascível “cronista” gritava, histriônico, aos microfones de que os críticos eram “burros” (entre outras grosserias contra leitores e ouvintes) porque a Copa deixaria um grande legado para a cidade de Porto Alegre.  Após a copa, cobrado pelos ouvintes e leitores, adotou seu hábito de sempre: ofender. Obtuso, sempre curto de argumentos, recorre habitualmente a este expediente de xingar e vituperar contra quem expõe a fraude que ele é.  No twitter, por exemplo, não raro ofende com palavras de baixo calão e sempre está posando com ares de dono da verdade, sendo que a polêmica recente com o Taddeu Vargas mostra bem o caráter de Pedro Salmão Ernesto.

             Com efeito, Pedro Ernesto merece todas as alcunhas que ganhou ao longo desses anos. Salmão Denardin foi outro apelido dado pelas redes que pegou rapidamente. E isso porque todos recordam-se daquela interessante janta na casa do técnico do inter, onde se congraçaram Pedro Legado, Novelhaco e o Trator Argélico. Dispensam-se novos comentários sobre o episódio. No entanto, se me permitem, o melhor apelido dele é Pedro Jabba. Em 09 de julho de 2017, em Coluna aqui no Corneta do RW [Nada de Novo Sob o Céu do Rio Grande (de novo)], apelidei-o de Jabba. Escrevi, então: “O Pedro Denardin é uma pessoa de alma carcomida pelo amargor de seus reiterados fracassos em suas previsões. Sob sua batuta, o Sala de Redação transformou-se no patético Parque dos Dinossauros vermelhos, exsudando isenção... Legado não sabe fazer UMA análise tática, mas de estratégia, entende, eis que colou seu destino ao  de Novelletto, seu chapa nas tertúlias noturnas... Pedro Legado, assim, é o assessor vermelho isento e anti-gremista por excelência (...) Legado está para a IVI como Jabba, the Hutt, está para Tattooine. Não há o que ele não faça... “.

            Dezesseis meses depois, não poderia prever que o apelido Pedro Jabba fosse tão longe e o descrevesse de forma tão eloquente e perfeita, porque é exatamente isso que ele é, um patético arremedo de vilão que, infelizmente, possui muitos meios à mão para prejudicar o Grêmio, sendo esses meios a posição que ocupa na Gaúcha/ZH e a posição de “homem forte da Globo no RS”. É por isso que o anti-ético, mal-educado, preconceituoso, homofóbico e rubicundo apresentador faz o que faz e continua ali, forte, incólume (lembrem do caso Miller Bolaños). Só que os gremistas já sabem como lidar com ele: denunciá-lo e expô-lo pelo ridículo que é. Afinal, apesar de um “homem forte”, Pedro Legado, o Jabba é pequeno. E não me refiro à sua diminuta estatura física, mas ao seu minúsculo tamanho moral.  Tanto que é dado a fofocas e “vingancinhas”, bastando ver como age com Felipão, com Romildo (a quem critica sempre de forma leviana e, recordem-se, contra quem fez campanha na última eleição do Grêmio) e, há uns meses, como começou, no Twitter, querer “guerrinha” com o Taddeu Vargas.

                        Pedro Ernesto vem ofendendo o Taddeu há tempos. Com frases agressivas que ele acha irônicas (Pedro, peço-te, para com isso. Está feito. A ironia é uma fina arte que não pode ser deixada nas mãos de pobres de espírito como tu), Jabba Denardin, do alto de uma lógica afeita a um piá de cinco anos, disse ter mais importância do que Taddeu porque tem mais seguidores no Twitter. Ora, Legadinho Denardin, se essa comparação fosse correta, há animaizinhos de estimação que têm mais seguidores que tu. Logo... Ato contínuo, mais uma vez, desrespeitou a maior torcida do RS e da Região Sul, chamando a todos de puxa-sacos do Romildo. Foi imoral com toda a instituição Grêmio, clube e Torcida. Imediatamente, Taddeu teve a brilhante idéia de lançar a hashtag “SomosTodosPuxaSacoDoRomildo”(e suas variantes). Trending Topicas imediatamente. Sem mais.

                        Nossos parabéns também às redes sociais. A posição dos gremistas nas redes acuou a RBS. O grupo todo. A hashtag “SomosTodosPuxaSacoDoRomildo”, assim como acontecera com a “já cancelou sua zh hoje”, fez-lhes tremer. A idéia é bem essa, aliás, acuá-los para que repensem o que vêm fazendo. E é essa mesma gama de gremistas que sempre está com o print salvador na mão, que traz as mudanças de posição dos isentos vermelhos, que compara opiniões e declarações e desnuda o quão volúveis e mentirosos eles são. E nesse quesito, Pedro Ernesto Legado, o Salmão amigo do Novelletto é hors-concours. Ele, então, fez aquilo que todo o enjeitado pelas redes faz quando é pego na mentira e na contradição: vitupera contra os internautas. Jabba Denardin é um nostálgico da era neolítica da imprensa, quando suas mentiras reinavam soberanas.

                        Só que, desta feita, sua empáfia poderá custar-lhe bem caro, eis que Fabio Rigo, pelas redes sociais também, mostrou sua indignação com a atitude desrespeitosa de Pedro Ernesto e afirmou que a Prato Fino cancelará seu patrocínio ao Sala de Redação. Sentirá no bolso, então, o sr. Pedro Ernesto. Pedro Legado não é bobo. Ele, que tanto ofende as pessoas nas redes sociais, poderá até arranjar um assessor de marketing que tente ajudar a consertar o estrago, mas não arranjará alguém que passe a pensar por ele que, assim, continuará a massacrar a inteligência alheia com suas deturpações, chamando de “oportunistas’ quem o denunciou. Na verdade, o oportunista é ele, atrás de cliques dos gremistas (que reclamarão) e dos colorados e dos justinos (que ovularão). Gremistas têm de abandonar a IVI totalmente, têm de seguir os meios de comunicação verdadeiramente gremistas, como a Grêmio Rádio, o Corneta do RW, o Hospício Tricolor (o site e a rádio), o Taddeu Vargas, o Carlos Josias, o Marcos Vinicius Vargas, o Alex Canal, entre muitos outros (perdão aos que não citei).

                        E, mais uma vez, parabéns ao Taddeu Vargas, ao Fabio Rigo e às redes sociais gremistas.
Flavio Guberman