quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Direto do escritório da resistência contra a IVI em Tramandaí .(Mário Antônio)


Observatório das manchetes da Imprensa “Isso non ecxiste!” Vermelha Isenta - IVI
Este é o terceiro levantamento das chamadas e títulos sobre o Grêmio e o SCI nas capas dos principais jornais impressos publicados em Porto Alegre, efetuado com base na metodologia apresentada num site de estudos de mídia - vide detalhamento em ‘A estatística das manchetes da IVI em agosto’, no Blog Corneta do RW. Desta feita foi estudado o mês de outubro/2018.
Por razões de simplificação e em decorrência do fato de que as alterações verificadas entre os levantamentos anteriores e o deste mês podem ser consideradas pouco significativas, apresenta-se a seguir, os dados acumulados dos três meses avaliados.


Os principais destaques do quadro são os seguintes:
1. Foi percebida uma tendência, em relação aos meses passados, de melhora da ponderação entre o número de jogos de cada clube e o número de menções nas capas dos três jornais impressos da capital;
2. A percepção da diferença do número de chamadas e títulos neutros, por outro lado, quando complementada com a avaliação das menções positivas e negativas de cada clube, aponta para uma distorção de valências favoráveis no caso do SCI;
3.       A frequência de menções positivas sobre o SCI é quase o dobro daquelas registradas para o Grêmio;
4.  A ocorrências de chamadas e títulos negativos sobre o SCI equivale a cerca de apenas dois terços daquelas registradas para o Grêmio no mesmo período.
No caso dos textos incluídos na classificação “ambivalentes”, cujos percentuais aparecem equilibrados no levantamento resumido pelo quadro, valem os mesmos comentários feitos em análise anterior e resumidos pela pérola: “O lado bom do rebaixamento” - sobre o SCI, é claro.
É preciso notar que há o ambivalente que “levanta” e o que “afunda”, como um exemplo deste mês: “Reservas só empatam em Minas”, sobre uma das partidas da equipe porto-alegrense das três cores na camiseta. A pergunta que salta aos olhos é: por que o “só”, se era o segundo quadro do Imortal jogando fora de casa?
A chamada neutra poderia ser: “Reservas empatam em Minas” e uma positiva, por exemplo, “Reservas ganham ponto fora de casa”, e qualquer das três teria relatado o mesmo fato!
Encaminharei solicitação ao casadoiro titular deste espaço para receber dispensa desse trabalho de monitoramento das manchetes dos jornais da IVI da Ipiranga e do Centro com uma lista de justificativas: é um “trabalho de Sísifo”; é “trabalhar como um mouro”; “chover no molhado”; “enxugar gelo”; “tocar tambor para doido dançar”...
E como esta investigação é feita apenas nas capas dos jornais, nada como encerrar a nota citando um grande sábio: “o tambor faz muito barulho, mas é vazio por dentro”, Barão de Itararé.