quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Ele parou o Rei de Roma

Eu estava lá.
Foi em 1979.
Marcou Falcão.
Não deixou Falcão respirar.
Foi 0 X 0.Decisão do ponto extra num grenal do gauchão.
Eu o encontrei ontem na frente da minha casa.
Não resisti.
Bati uma foto para o baú do RW
JURANDIR - 61 anos

"Minha tarefa era dureza", diz famoso marcador de Falcão

Extraído de: zerohora   Maio 15, 2009


Em 1979, Jurandir foi escalado no Gre-Nal para ficar na cola do craque


Em 1979, o técnico do Grêmio, Orlando Fantoni, surpreendeu no Gre-Nal. Designou Jurandir, um ponteiro que recuava para compor o meio-campo, a marcar Falcão o campo todo. Hoje assessor do vereador Tarciso (PTB), em Porto Alegre, 57 anos, Jurandir viu Toró marcar D'Alessandro. E afirma:
- O bom jogador precisa de marcação individual sempre.
Zero Hora - Qual a semelhança entra a marcação de Toró sobre D'Alessandro e a sua sobre Falcão? Jurandir -A minha foi marcação individual mesmo, o campo todo. Se o Falcão fosse para o banheiro, a ordem era ir junto. O Toró marcou até o meio-campo só. Mas fez bem o seu trabalho, não resta dúvida. Além do que, respeitando o argentino, o Falcão era mais completo e muito mais jogador. Minha tarefa era dureza.
ZH - Você acha fundamental a marcação individual? Jurandir -O bom tem que ser marcado o tempo todo. Ele não quer alguém no calcanhar. Pode até se irritar. O Grêmio não fez isso nos Gre-Nais e deu no que deu.
ZH - Como surgiu a ideia de marcar o Falcão? Jurandir -Foi coisa do Orlando Fantoni, nosso técnico na época. Eu nem estava concentrado. O Ladinho (lateral-esquerdo) iria marcá-lo. Mas aí o Fantoni achou que eu era talhado para o trabalho. O Falcão não mostrou o talento dele e o Grêmio foi campeão gaúcho.
ZH - Você fez este tipo de marcação alguma outra vez? Jurandir -Quando estive no América-MG, o Antônio Lopes me designou para marcar o Zico. Mas na última hora ele desistiu. Levamos 3 a 0 do Flamengo, com um show do Zico.
ZERO HORA

RW postado as 12/;30 27.09.2012