quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Felipão X Luxemburgo.Pontos Corridos X Mata-Mata.


Um dia destes me disseram que o Luxemburgo era ruim de mata-mata e o Felipão era bom em mata-mata
Felipão é  o rei do mata-mata.É indiscutível.Embora seja um desastre em pontos corridos.
Mas Luxemburgo não é ruim em mata-mata.Pelo contrário.
Venceu 3 brasileiros no "mata-mata".(2 pelo Palmeiras e um pelo Corintians.)
Tem uma Copa do Brasil pelo Cruzeiro.
E vários campeonatos paulistas no mata-mata.
Calma pessoal.
Eu gostei muito do Luiz Felipe nos anos 90.
Mas a hora é do Luxemburgo
Luiz Felipe Scolari é consagrado em Copas, mas sofre nos pontos corridos
Luiz Felipe Scolari é consagrado em Copas, mas sofre nos pontos corridos
12/09/2012 - 10h59

Luta contra o rebaixamento confirma fragilidade de Felipão nos pontos corridos

José Ricardo Leite
Do UOL, em São Paulo
A 18ª colocação até agora no Campeonato Brasileiro deste ano é o pior desempenho do treinador em torneios nesse formato. Mas se dar bem nesse tipo de competição sempre foi uma dificuldade para Scolari.
Apenas um dos cerca de 20 títulos que Scolari tem em sua carreira foi conquistado num campeonato de pontos corridos. E justamente numa das ligas menos expressivas disputadas pelo treinador. Foi no Campeonato Uzbeque de 2009 que o técnico, então à frente do time mais rico do país e com a ajuda de Rivaldo, enfim venceu no formato.
As maiores façanhas de Felipão são em torneios de copa, tiro curto e que tinham finais ou mata-mata, como a Copa do Mundo de 2002, pela seleção brasileira, duas Taças Libertadores da América, quatro Copas do Brasil e um Brasileiro quando este não era nos pontos corridos, em 1996.
Sucessão de tropeços
Os piores momentos da carreira do treinador foram justamente quando se deparou com o atual sistema do Brasileiro, que vem castigando o Palmeiras.

Em sua última demissão, na temporada 2008/09, o técnico havia classificado o Chelsea, da Inglaterra, para a segunda fase da Liga dos Campeões. Mas a modesta quarta colocação até então no Campeonato Inglês para o milionário time do russo Roman Abramovich custou seu emprego.

O PALMEIRAS NOS PONTOS CORRIDOS (EM % DE APROVEITAMENTO)

  • Arte/UOL Gráfico mostra % de aproveitamento do Palmeiras ano a ano nos pontos corridos


Em 1997, Felipão dirigiu o Jubilo Iwata, do Japão, por apenas seis meses. Em um Nacional com apenas um turno, o clube fez campanha razoável e foi apenas sexto colocado. Depois que Scolari acertou sua volta ao Palmeiras no meio daquele ano, o Jubilo acabaria sendo campeão do segundo turno.

DESEMPENHO DE FELIPÃO NO BRASILEIRO

(Fonte: jornal Lance!)
1982 - CSA-AL 33,3%1984 - Brasil-RS 40,4%
1987 - Grêmio 55,5%1993 - Grêmio 50%
1994 - Grêmio 44%1995 - Grêmio 44,9%
1996 - Grêmio 55,1%1997 - Palmeiras 58,5%
1998 - Palmeiras 61,5%1999 - Palmeiras 49,2%
2000 - Cruzeiro 60%2010 - Palmeiras 42,2%
2011 - Palmeiras 43,8%2012 - Palmeiras 28,9%

Desde que voltou ao clube alviverde, no meio de 2010, teve que lidar com os problemas do time, a política do clube e sua retrospectiva pouco favorável nos pontos corridos. Foi apenas o décimo colocado naquele ano, enquanto no ano seguinte levou o Palmeiras ao 11º.

Entre os treinadores que dirigem os clubes da Série A atualmente e já conseguiram finalizar um campeonato por um clube, apenas Gallo, do Náutico, tem como melhor performance um desempenho pior que o de Scolari. Ele terminou em 13º o Brasileiro de 2007. Mas fez isso com o Figueirense, time bem menos badalado e de poucos recursos se comparado ao Palmeiras.

O único título de Campeão Brasileiro do treinador gaúcho, em 1996, foi obtido quando a equipe teve sprint justamente na fase final, de mata-matal. O Grêmio terminou em sexto na fase de classificação após 23 jogos. Depois, eliminou Palmeiras, nas quartas, Goiás, na semifinal, e venceu a Portuguesa na final.

Este ano, antes da final da Copa do Brasil em que o Palmeiras superou o Coritiba, Felipão admitiu que seu sucesso na carreira se deve muito aos torneios em formato de Copa.

“É verdade. São nos campeonatos disputados dessa forma que eu obtive mais resultado na minha carreira e as regras fazem com que muitas vezes nós conseguimos chegar. Eu não me considero copeiro, mas os melhores resultados foram em Copa”, falou.

Nesta quarta-feira, o Palmeiras encara o Vasco, nesta quarta-feira, às 22h, em São Januário
RW postado as 13:00 horas 12.09.2012