segunda-feira, 4 de junho de 2018

O TANQUE

Quarto maior artilheiro da história do clube, Juarez Teixeira é um personagem fundamental na história rica e vencedora do Grêmio.
Nascido em Blumenau, começou sua carreira no time da cidade. Quando atuava no Caxias, de Joinville, despertou o interesse de Foguinho, então treinador do tricolor de Porto Alegre, sendo contratado pelo clube. A partir desse episódio, Juarez caminhou a estrada da imortalidade, transformando-se em eterno.
Entre 1955 a 1962, o atacante marcou 204 gols em 305 partidas com o manto. Apelidado de "tanque" pelo seu estilo de jogo, conquistou treze títulos no clube. Foi protagonista no pentacampeonato gaúcho (1956-1960) e pentacampeonato da cidade (1956-1960).
Em 1961, mostrando seu valor em terras estrangeiras, o Tanque conquistou o Troféu Internacional de Atenas, na Grécia. Em 1962, último ano de sua carreira, manteve as conquistas fora do cenário nacional vencendo o Troféu Internacional de Salônica, também em território grego. No mesmo período, voltando ao Brasil, ganha o Campeonato Gaúcho e Campeonato Sul-Brasileiro - esse de forma invicta.
O clássico Grenal sempre foi sua especialidade. Em 22 confrontos, 12 vitórias. Com 11 gols marcados, Juarez virava carrasco e fazia a alegria dos torcedores gremistas em frente ao seu principal rival.
Pela Seleção Brasileira, reconhecido em todo país, sagrou-se campeão Pan-Americano em 1956. Com a amarelinha, marcou três gols, um contra Argentina e dois em frente à Costa Rica.
Juarez Teixeira é um personagem que transcende a narrativa contemporânea e cativa gerações modernas. Com um legado de valor e amor ao clube, saiu do patamar da mortalidade para imortalidade. Sua história é inesquecível, suas marcas são épicas, suas conquistas são orgulhos e sua paixão pelo Grêmio é referência.
Dados históricos: Daison Sant'Anna

Curtir