segunda-feira, 5 de março de 2012

Saudades do Navegantes de Jaguarão e de Pedro Carneiro Pereira


Estive em Jaguarão dia 04 de março de 2012.
Fui  revisitar o Estádio do Navegantes.
Fiquei chocado.
O lugar preferido da minha infância é só escombros.
Nos anos 60/70, o programa obrigatório da população jaguarense era comparecer aos Estádios do Navegantes,Cruzeiro e Jaguarão.
Um estádio que abrigou o Inter em 1967.
E a forte seleção de juniores do Uruguai.
Os veteranos da Seleção Uruguaia de 1966/70 pisaram naquele gramado
Assistir os clássicos locais e ouvir pelo rádio as transmissões dos jogos da dupla gre-nal pelo Pedro Carneiro Pereira- Ruy Ostermann e João Carlos Belmonte.Era o programa esperado de domingo.
Naquele tempo o 4.2.4 era  natural..
O 4.3,3 era o conservadorismo.
Hoje estamos com o IPAD.
Com IPHONE.
E temos a propaganda do sistema de jogo com volantes fixos.
Do jogar "fechadinho".
Do discurso de "voltar vivo" para casa nas competições do mata-mata.
Dos esquemas esdrúxulos gauchos que tendem a abolir os atacantes.
Não tem mais rádio.É só TV "paga".
Ouvir futebol pelo rádio é impossível.O gol acontece 7 segundos antes.
Então não resta alternativa.
Vamos de `Paulo Brito.
E seguiremos ouvindo os comentários de Mauricio Guinaçççu Saraiva e Batista.
O nome disto é modernidade.
Mas eu resisto.
O tempo passou.Liquidou o futebol charmoso do interior.
Mas é inevitável.
Quando assisto as transmissões da TV sempre lembro do Pedro Carneiro Pereira .
Um dia vão me convencer que o mundo de hoje é melhor.
Mas não vão me tirar a saudade do Navegantes e do Pedro Carneiro Pereira..


RW postado as 20:55 05.03.2012