segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Brasil X Italia (1982) e Brasil X México (2012).O filme se repete.Só um vai levar a culpa.


Toninho Cerezo errou em 1982. Mas foi só ele?
Observem atentamente o lance e as explicações de Cerezo.Muito tempo depois de levar a culpa sózinho



Toninho Cerezo e a marca imune à ação do tempo (extraído da internet - Globo)

Hoje a Espanha faz o ex-jogador rever a tragédia do Sarriá com frescor



Falcão e Toninho Cerezo em recente encontro
Foto: Agif / Divulgação
Falcão e Toninho Cerezo em recente encontroAgif / Divulgação
Toninho Cerezo olha para o passado e vê o presente. A derrota para a Itália, que eliminou a seleção brasileira da Copa da Espanha, naquele fatídico 5 de julho de 1982, no Estádio Sarriá, completa 30 anos mais viva do que nunca na memória coletiva. Apesar das consequências imediatas para o futebol do fracasso daquele time, ele vê as sementes plantadas em Barcelona frutificarem hoje, no melhor time e na melhor seleção do mundo, o Barcelona e a Espanha. Se houve erros, e eles aconteceram, ele absolve a si e aos companheiros: “Não posso reprovar nada de 1982. Jogamos um futebol brilhante, com a cara do futuro”.

Trinta anos depois

“Se as coisas tivessem terminado naquele dia, falaríamos até mais sobre a derrota. Como quase todos daquele grupo continuaram jogando, participaram de muitas decisões, entendemos melhor. Tinha 28 anos, joguei até os 40, competi muito ainda depois daquilo. Cheguei à conclusão de que no futebol você pode ter um time melhor e perder.”

Explicações da derrota

“Posso dizer que jogamos muito bem dentro da mentalidade de procurar sempre o gol adversário. Até porque era o que o técnico pedia. O que tínhamos de bom era o toque, a posse de bola, a transposição da defesa para o ataque, não entraríamos para empatar. O certo era explorarmos o que tínhamos de melhor. Criamos chances e não fizemos. Eles fizeram. Foi um jogão.”

Erro no segundo gol

“Tinha uma bagagem enorme de Campeonato Brasileiro. Recebi a bola, dominei e virei para sair jogando. Um volante faz isso e vou sempre pedir aos meus que façam. Posso te dizer que errei, mas acontece. Agora, nunca acusei fulano ou beltrano de nada. Você ouviu eu falar alguma vez que houve indecisão de quem ia na bola? Ou que o cara (Paolo Rossi) vinha de frente e o Júnior deu um carrinho que não precisava? Nunca. Não justifica. Se você me perguntar sobre qualquer outra situação, vou dizer que foi erro coletivo.


                                                          Lance de Rafael.
                                    Brasil X México (2012)
 Qualquer semelhança com o lance de 1982...é mera coincidência!
Rafael vai levar a culpa sózinho...por muito tempo.Igual ao Cerezo.



RW postado as18:45 13.08.2012