quarta-feira, 29 de agosto de 2012

A polêmica da rachadura e sensação de segurança

Há muito tempo aconteceu uma história em um campo de futebol do interior do RS.
Senão me engano li na extinta Folha da Tarde.
Um narrador temeroso com as instalações da cabine de rádio perguntou para o Presidente do clube:
É seguro?
O presidente respondeu:
É.O engenheiro que calculou e construiu tem uma cadeira embaixo das cabines....
                                           *
Abstraindo minha condição de engenheiro.
Quero me referir a questão psicológica.
Em agosto a questão dao balanço exagerado foi noticiado por Ilgo Wink

profile

Ilgo Wink

ilgowink

ilgowink profile
ilgowink @alexaguiarpoa Vou ver falo com ele 13 hours ago · reply · retweet · favorite
ilgowink profile
ilgowink @alexaguiarpoa Tendo engenheiro responsável, pra eles está tudo certo. Quero ver se alguém vai garantir essa situação mais tempo 14 hours ago · reply · retweet · favorite
ilgowink profile
ilgowink Dia 9 de agosto tuitei: Atenção MP e BM: jornalista colorado, meu amigo, relata que arquibancada do Beira-Rio oscilou bem acima do normal 15 hours ago · reply · retweet · favorite
ilgowink profile
ilgowink @rcopetti_rse Gremio venceu por 2 a
 
Eu sei que as oscilações são normais.O "balanço" é normal
Esta questão relatada pelo amigo de Ilgo Wink aconteceu no passado.
No Olimpico !
Começou o falatório de que a arquibancada estava "balançando de mais".
Acima do normal.
Qual seria o normal?
Eu assistia os jogos.E aquilo me incomodava.Já era engenheiro .
Perguntava para colegas sobre isto.
Vários engenheiros diziam que era normal.Outros diziam que fugia do padrão de normalidade.
A discussão terminou quando as pessoas perderam  a sensação de segurança.
A superior do Olimpico parou......"para reparos"
Num jogo  em que dezenas de pessoas sairam no intervalo.
Eu estava lá.Também sai no intervalo
Ninguém convencia mais as pessoas que a "arquibancada tremendo daquela maneira" era normal.
Ou seja.A questão psicológica superou o debate nornalidade x anormalidade
O "cagaço" superou os números dos engenheiros.
O Grêmio retirou a estrutura do placar eletrônico e diminuiu a capacidade da arquibancada superior colocando cadeiras.
Ninguém mais discutiu se a "trepidação" era normal ou exagerada

RW postado as 12:00 horas. 29.08.2012