terça-feira, 21 de agosto de 2012

Deu no Correio

Conselho de Educação Física ingressará com ação contra técnico do Inter

Segundo entidade, Fernandão exerce função ilegalmente desde 20 de julho

Fernandão será alvo de ação do Conselho Regional de Educação Física<br /><b>Crédito: </b> Fabiano do Amaral
Fernandão será alvo de ação do Conselho Regional de Educação Física
Crédito: Fabiano do Amaral
Fernandão será alvo de ação do Conselho Regional de Educação Física
Crédito: Fabiano do Amaral
O técnico Fernandão ganhará mais uma dor de cabeça em uma semana que já promete ser tensa. Afinal, na quinta-feira, ou seja, três dias antes do Gre-Nal, o Conselho Regional de Educação Física (CREF) do Rio Grande do Sul ingressará com ação na Justiça Federal contra o treinador e contra o Inter. O CREF considera que o ex-jogador exerce ilegalmente a profissão desde 20 de julho, quando substituiu Dorival Júnior.

Segundo a legislação vigente, somente professores de Educação Física formados em faculdades podem ser técnicos de futebol. A exceção contempla treinadores que já exerciam o cargo antes de 1 de setembro de 1998. "O CREF foi criado justamente para impedir que profissionais sem qualificação exerçam a profissão", afirma a assessora jurídica da entidade, Cristiane da Costa de Almeida.

Há pouco menos de 30 dias, o Inter foi notificado pelo próprio CREF da irregularidade da situação. Então, foi dado o prazo de um mês para que o clube afastasse Fernandão. Tal período se encerra amanhã. Por isso, no dia seguinte, a entidade recorrerá à Justiça Federal. O objetivo é solicitar que o juiz conceda uma liminar impedindo Fernandão de estar à beira do campo já durante o Gre-Nal do próximo domingo.

"Se houver decisão da Justiça neste sentido, vamos fazer a fiscalização e tentar impedi-lo de continuar exercendo irregularmente a profissão. Podemos, inclusive, pedir auxílio da Brigada Militar", continua a advogada. Além da ação civil pública na Justiça Federal, o CREF pode fazer uma queixa em uma delegacia de Polícia contra Fernandão por exercício ilegal de profissão.