terça-feira, 23 de outubro de 2012

Extraído do Juca Kfouri

A Copa Sul-Americana 2012 será disputada em cinco fases, com jogos eliminatórios de ida e volta - o sistema mata-mata. O campeão garante vaga para a Libertadores 2013 e disputa a Recopa Sul-Americana 2013 contra o Corinthians, campeão da Libertadores 2012, e a Copa Suruga 2013, contra o campeão da Copa da Liga Japonesa.

Na fase preliminar da competição, 38 equipes brigam por 16 vagas na segunda fase. Destes, oito seguem para as oitavas de final.

Brasil e Argentina
As oito equipes brasileiras que disputam o torneio estreiam já na segunda fase, onde disputam quatro eliminatórias entre si para definir os quatro representantes do Brasil nas oitavas.

Pela chave argentina, seis times se enfrentam na segunda fase para definir outras três vagas nas oitavas de final.

Oitavas de final

Nas oitavas, a Universidad do Chile, campeã da Copa Sul-Americana de 2011, irá se juntar as 15 equipes classificadas na segunda fase

Os vencedores de cada duelo passam para as quartas de final, e assim se segue até a final. Em caso de classificação de dois clubes de um mesmo país às semifinais, haverá remanejamento de chaves.

Desempate
Em qualquer fase, exceto na final, os critérios de desempate são, nesta ordem:
a) saldo de gols
b) gols fora de casa
c) cobranças de pênaltis, sem prorrogação

Em caso de empate na final, o primeiro critério é o saldo de gols. Mantendo-se a igualdade haverá prorrogação de 30 minutos (dois tempos de 15min). Se o empate persistir, o campeão será definido após cobranças de pênaltis